Apesar do cancelamento do ponto facultativo de Carnaval, que ocorreria nos dias 15 e 16 de fevereiro, a data não passará em branco no município, de acordo com os planos da Secretaria de Cultura (Secult).
A fim de garantir uma celebração sem aglomerações, a Secult vem promovendo um material midiático sobre a história da folia prudentina.
As principais tradições da cidade serão resgatadas, por meio de entrevistas, vídeos e fotografias. Todo material será exposto nas mídias sociais da secretaria com o objetivo de rememorar o carnaval prudentino, enquanto a festa não pode ser realizada da maneira convencional, visto à Pandemia da Covid-19.
Carnaval X Covid-19
O cancelamento do ponto facultativo de Carnaval pelo Governo Municipal visa conter eventuais aglomerações na cidade, e logo, a disseminação da Covid-19.
Ainda de acordo com as informações da Prefeitura, não foi preciso decreto para o cancelamento, visto que o feriado de carnaval não está previsto no calendário municipal.
Apesar do cancelamento do ponto facultativo, a data ainda é vista como uma possível ameaça para a manutenção das medidas restritivas, inclusive, vale destacar que as denúncias de festas clandestinas na cidade estão subindo, de acordo com as informações divulgadas pela Prefeitura. Em menos de duas semanas, o canal online criado pela Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação, já recebeu 120 manifestações.
Vale destacar, que mesmo estando na fase amarela de flexibilização da quarentena, o limite de pessoas reunidas em um único lugar ainda é restrito em Presidente Prudente. Em restaurantes e bares, por exemplo, só é permitida a ocupação de 40% do estabelecimento.
Já os eventos que geram aglomeração como festas e shows ainda continuam proibidos