O Centro de Eventos IBC de Presidente Prudente está sendo preparado para receber a 5ª edição da Batatec Sicredi, a Feira Tecnológica da Batata-Doce, que acontece de 18 e 21 e julho de 2024. A abertura oficial será nesta quinta-feira, às 18h, com a presença de autoridades locais e estaduais.
A Batatec é promovida pela Associação dos Produtores de Batata-Doce de Presidente Prudente e Região (Aprobarpp), com apoio da Prefeitura Municipal, além do envolvimento de dezenas de instituições, empresas, entidades e todos aqueles que acreditam na força do Agro para o oeste paulista.
O evento conta com a parceria de empresas patrocinadoras, além dos expositores, cerca de 80 estandes, que estarão no local para receber o público e oferecer o que há de melhor no ramo do agronegócio. A feira também terá uma grade diária de música ao vivo e uma ampla praça de alimentação, com 23 food trucks.
A novidade deste ano é um restaurante na área interna, que será mantido pela Aprobarpp, onde será servida comida por quilo e com 15 pratos feitos a partir da batata-doce.
As palestras técnicas estão entre as atrações mais aguardadas, quando serão abordados temas de grande relevância para a cultura da batata-doce. Confira a programação:
Dia 19 de Julho
– Painel 1: Aumentando a Rentabilidade com Tecnologia no Campo e no Packing da Batata-doce:
10h30, o Diretor Executivo Wanderley Oliveira, do Sicredi; Em seguida, às 11h, a administradora Tamires Monteiro, da Monteiro Hortifruti; às 11h30, o engenheiro Agrônomo Renan Barros de Souza, da Sul Brasil;
O painel será concluído às 12h, com um debate moderado pela Prof. Dra. Ângela Godinho, da Fatec, reunindo todos os palestrantes.
– Painel 2: Sustentabilidade, Biotecnologia e Manejo de Plantas Daninhas em Lavouras de Batata-doce:
Às 14h, Nicola Prior, gerente de Negócios da Unipetro. Em seguida, às 14h15, a Pesquisadora Dra. Amarilis Ros, da APTA Regional; Às 14h45, a Engenheira Agrônoma Manoela Hanich, da Simbiose; Às 15h15, o Prof. Dr. Leandro Tropaldi, da FCAT/UNESP Dracena.
O painel encerrará às 15h45 com um debate moderado pela Prof. Dra. Ângela M.M. Godinho, da Fatec, reunindo todos os palestrantes.
Às 16h, teremos uma demonstração prática sobre inovações tecnológicas na mecanização da cultura da batata-doce, um destaque imperdível do evento.
Dia 20 de Julho
Painel: Adaptando a Batata-doce ao Futuro: Melhoramento Genético e Resiliência às Mudanças Climáticas:
Às 10h, o Prof. Dr. Edgar Henrique C. Silva, da Unoeste/Ceofop. Às 10h30, o climatologista Prof. Dr. Wagner Camarim.
O painel será concluído às 11h com um debate conduzido pela Prof. Dra. Ângela M.M. Godinho, da Fatec, envolvendo todos os palestrantes. E no painel externo, demonstração prática dos principais veículos na linha produtor rural e inovações tecnológicas.
Programação musical
No dia 18 acontece a abertura oficial, a partir das 18h. Das 20h às 23h, música ao vivo com Roberto e Leonel. Das 23h a meia noite, música ambiente.
Dia 19, sexta-feira, o evento inicia às 10h, com música ambiente. Das 19h às 20h30 tem a apresentação dos ‘Cantos do Sertão’, com Gustavo Henrique e banda. Das 20h30 às 23h30, Léo de Lucca e banda. Das 23h30 às 0h30, música ambiente.
Sábado, dia 20, a Batatec tem início às 11h, com música ambiente. Das 12h às 14h Aramaça e Banda. Na sequência, das 14h às 16h, Bene Soares e Rouxinou. Das 17h às 20hManoel Solo e banda. Das 20h às 23h, Resenha Felipe Corazza, João Marcos e Samuel Casati, das 23h às 0h30 música ambiente.
No último dia, domingo, 21 de julho, Eli Guimarães abre o evento a partir das 11h30. Na sequência, das 14h às 17h, a Andreo Henrique e banda encerram o evento.