O Revelando SP, maior festival da valorização da cultura tradicional paulista, chega a Presidente Prudente entre os dias 9 e 11 de agosto. Dois grandes nomes da música já estão confirmados para o evento: Sérgio Reis e Diego & Victor Hugo.
Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com correalização da Prefeitura de Presidente Prudente e gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte, o Revelando SP acontece no Centro de Eventos IBC com entrada gratuita.
O show de abertura acontece na sexta-feira (9), às 20h30, com Sérgio Reis, cantor com mais de seis décadas de sucesso. Já o show de encerramento será no domingo (11), às 19h, com a dupla Diego & Victor Hugo, uma das principais revelações da música sertaneja nos últimos anos.
“Possuímos uma indústria criativa robusta no estado de São Paulo e o Revelando SP é um exemplo disso. Um evento, que engloba gastronomia, dança e artesanato, é uma oportunidade perfeita para fomentarmos e preservarmos a essência da cultura paulista”, destaca a secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo, Marília Marton.
Sérgio Reis ganhou notoriedade durante a Jovem Guarda, ao emplacar canções autorais como “Coração de Papel”. Em 1972, o cantor gravou seu primeiro disco de música sertaneja com a canção “Menino da Gaita”. A partir daí surgiram outros sucessos como “Menino da Porteira”, “Adeus Mariana”, “Disco Voador”, “Panela Velha”, entre outros. O disco “O Melhor de Sérgio Reis”, lançado em 1981,vendeu mais de um milhão de cópias. Artista brasileiro com mais indicações ao Grammy Latino, Sérgio Reis foi contemplado com o prêmio quatro vezes.
Diego & Victor Hugo iniciaram a carreira musical no pagode. Em 2011, após participarem de um Festival de Música Sertaneja de uma rádio de Uberlândia, a dupla decidiu seguir carreira tocando e cantando nesse estilo. Os hits dos artistas começaram a ganhar fama na voz de outros cantores como Cristiano Araújo e Henrique & Juliano. “Largados às Traças”, por exemplo, sucesso da dupla Zé Neto & Cristiano, é uma composição de Victor Hugo. No começo de 2020, a dupla chegou a emplacar quatro faixas no TOP 200, são elas: “Infarto”, “Do Copo Eu Vim”, “A Culpa é do Meu Grau” e “Áudio”.
A programação completa do Revelando SP, com todos os shows e todos os participantes da culinária, artesanato e manifestações tradicionais de cultura, será divulgada em breve.
Sobre o Revelando SP
O Revelando SP, que já teve mais de 55 edições ao longo de quase três décadas, oferece ao público uma viagem pelas tradições do estado de São Paulo. O festival promove uma amostra de produções artesanais, culinária típica e manifestações culturais, como moda de viola, expressões da cultura tropeira, catira, congada, música e dança de povos originários. São saberes passados de geração em geração e que representam a riqueza e diversidade cultural paulista. Além disso, o Revelando SP é palco para a apresentação de grandes nomes da música brasileira.
Na culinária, o Revelando SP sempre oferece uma infinidade de quitutes, com muitos preparos à base de milho, banana e amendoim, compotas, doces cristalizados, bolinhos, pastéis, queijos, sanduíches, galinhada, feijão tropeiro e pratos com nomes e histórias curiosas – que fazem valer uma prosa com os expositores para ter contato com as origens dessas tradições.
Os artesãos, por sua vez, levam ao festival esculturas produzidas nos mais diversos materiais, entre arte sacra, tapetes, bolsas, entalhes, bordados, tecelagem, artes variadas em fibras, cipós, papel e palha, entre outros, levando ao público a arte produzida em todo o estado pelos sertanejos, caiçaras, povos originários e quilombolas.
As expressões artísticas, por fim, se fazem presentes por meio de modas de viola, congada, catira, folia de reis, jongo, fandango, cururu, moçambique, dança cigana, samba de bumbo, coral indígena, violeiros, música caipira, bonecões e muito mais.