Índice do Ministério da Saúde coloca Prudente em alerta com possível surto de dengue

Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal, divulgou nesta quinta-feira (01/08) os resultados do 2º Índice Breteau e Índice de Infestação Predial (IIP) de 2024. Os dados apontam que a cidade está em situação de alerta para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, com IB de 2,1 e IP de 1,7.

De acordo com o Ministério da Saúde, quando o IP está entre 1 e 4 é considerado situação de “alerta”. Acima de 4, é classificado como “risco de surto”.

As áreas 2 e 7 apresentam os números mais alarmantes em relação à disseminação do mosquito transmissor da dengue. A primeira, a área 2, que inclui bairros da zona oeste, como Cecap, Cohab, Jardim Everest, Jardim Mediterrâneo, Sabará, Santa Elisa, entre outros, obteve IP 2,92 e IB 3,73.

Apoio:


Já a área 7, que concentra bairros da zona norte, como Humberto Salvador, João Domingos Netto, Morada do Sol, Vila Operária, entre outros, o índice predial foi de 2,16 e o Breteau de 2,66.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Breno Erbella Casari, os resultados não deixam Prudente em uma situação confortável. “Estamos falando de uma doença dinâmica e o vetor não tem barreiras, é um trabalho de vigilância constante, que necessita de colaboração de todos para que os números não avancem. Os quintais precisam ser cuidados e observados constantemente”.

Dados

Em 2024, a cidade de Presidente Prudente registrou 795 casos, sendo 777 autóctones e 18 importados. Um óbito foi confirmado no mês de maio.

COMENTÁRIOS