Justiça Eleitoral suspende site e material impresso com fake news contra Tupã

O candidato a prefeito de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello, o Tupã (PR), obteve uma importante vitória na Justiça Eleitoral contra seus adversários políticos, Paulo Lima e Fábio Sato. Em uma representação movida pela coligação “Todos por Prudente”, a equipe de Tupã denunciou a divulgação de panfletos e de um site com conteúdo difamatório e informações falsas sobre sua campanha.

Os materiais impressos continham um código QR que direcionava os participantes para o site “tupadeverdade.com.br“, repleto de fake news e ataques pessoais contra Tupã. Além disso, vídeos com o mesmo teor ofensivo foram divulgados no YouTube e em outras redes sociais. Essa decisão reforça a necessidade de responsabilidade nas campanhas eleitorais, especialmente quando o uso da internet pode potencializar a disseminação de desinformação.

“Estamos na reta final da campanha eleitoral. Fizemos uma campanha limpa, sem ataques ofensivos, sempre mostrando a verdade de forma respeitosa. Infelizmente, alguns políticos ainda usam esse espaço para espalhar mentiras, o que, na minha visão, revela a falta de ideias e propostas desses candidatos”, enfatizou Tupã.

Apoio:


Diante das acusações, o juiz Moisés Harley Alves Coutinho Oliveira concedeu uma liminar determinando a suspensão imediata da distribuição dos panfletos e a remoção do site e dos vídeos. A decisão foi baseada nas resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que proíbe a propagação de conteúdos inverídicos ou manipulados, principalmente na internet.

A Justiça estabeleceu um prazo de 12 horas para que o material fosse retirado de circulação, sob pena de multa diária de R$ 30 mil, além de determinar o prazo de dois dias para que os acusados cumpram as medidas e apresentem defesa.

COMENTÁRIOS