Nesta quarta-feira, 16 de outubro, a 3º Delegacia de Polícia de Homicídios/DEIC 8 deflagrou a Operação Policial denominada “Oryza” visando dar cumprimento a três mandados de prisão temporária, 03 internações provisórias de adolescentes infratores e 08 mandados de busca e apreensões domiciliares.
A operação policial resulta do esclarecimento do crime de homicídio doloso ocorrido no último 29 de setembro de 2024, que vitimou M.N.S, de 33 anos, que foi assassinado com requintes de crueldade com ferimentos de golpes de facas, pauladas e disparos de arma de fogo, onde os envolvidos se revezaram na execução do homem.
O líder do grupo criminoso, I.B.O., teria ordenado o homicídio da vítima M.N.S. eis que ele se envolveu em discussão em uma festa, no dia anterior ao homicídio e desferido tapas no rosto de um familiar do mencionado líder da célula criminosa, revelando-se a motivação fútil da prática do crime.
O líder do grupo criminoso após a prática do crime fugiu para o Estado do Paraná, sendo hoje capturado no Município de Sarandi-PR e, em seu poder, a Polícia Civil apreendeu uma arma de fogo revolver calibre 38 e uma porção de maconha.
No município de Presidente Prudente foram presos temporariamente um homem e, foi apreendido um adolescente. Seguem foragidos um maior e dois adolescentes.
Nas buscas domiciliares também foi encontrado em uma das residências aproximadamente 700 gramas de maconha, sendo lavrada a prisão em flagrante de duas pessoas.
A ação policial contou com a participação de 60 policiais civis, bem como o apoio da Polícia Militar (Baep/Canil), Força Tática da Polícia Militar e Denarc de Maringá.
O nome da operação faz alusão a tradução livre da palavra arroz em latim.