Vira-lata Lima faz parte da equipe de vigilância do AME de Presidente Prudente


Um verdadeiro “aujudante” de segurança conquistou os funcionários do AME Ambulatório Médico de Especialidade (AME) de Presidente Prudente. Há seis anos, a unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) conta com um reforço no quadro dos funcionários, após ‘contratar’ o Lima, um cachorro vira-lata que sempre acompanhava os seguranças e agora os ajuda na ronda para proteger o local.

Antigo morador da chácara Lima, ele era o animal de estimação da família de Agripino Lima – daí o nome batizado no cachorro. “A dona dele se mudou e, mesmo assim, ele continuou voltando na unidade. Por isso, ele ganhou o cargo de “vigilante patrimonial””, conta Camila Ali Fracasso, assistente social do AME.

Os pacientes têm contato com o cachorro assim que chegam na unidade. “Ele sempre fica na porta de entrada, às 7h00, e todos os colaboradores têm uma interação com ele, mas ele gosta mesmo de ficar com a equipe de vigilância”, revela a assistente social.

O vigilante patrimonial do AME, Matheus Dias Fantucci, recebe a companhia de Lima durante a ronda desde dezembro de 2022 e presenciou o animal em ação. “Já aconteceu de chegar paciente com os ânimos exaltados, e ele conseguiu identificar o comportamento atípico, e nos sinalizou por latidos”, conta.

Apoio:


Tanto trabalho dedicado ao lado dos vigilantes garantiu ao animal um crachá de identificação igual ao dos funcionários do local.

Apesar das brincadeiras, a verdadeira função de Lima é distrair o clima da unidade de saúde e animar quem passa pelo local. “Meu filho é autista e se tivesse aqui, o Lima o deixaria mais calmo, porque ele gosta de bicho. Então, além de alegrar, deixa o ambiente mais tranquilo”, relata a paciente Miriam Caetano da Silva.

“A função principal dele é deixar os nossos dias mais leves. Ele torna o ambiente mais humanizado, porque a presença de um animal de estimação demonstra que você vai ser bem recebido”, completa Camila.

COMENTÁRIOS