Nesta quinta-feira (09), o vice-prefeito José Osanam, acompanhado do secretário de Obras e Serviços Públicos (Sosp), Renan Ribeiro, e de assessores, participou de uma reunião com o comando da Polícia Militar, realizada na sede do Comando de Policiamento do Interior (CPI-8), em Presidente Prudente. A pauta do encontro foi a segurança pública e a busca por novas ações que contribuam para aumentar a segurança na cidade.
O Tenente-Coronel Luís Nelson Disaró destacou o sucesso de um projeto anterior: a ronda no quadrilátero central e na região da rodoviária, realizada por meio da Atividade Delegada. A iniciativa, que começou há mais de oito anos, foi suspensa recentemente devido à falta de recursos. “Devemos priorizar a segurança primária, como a roçagem do mato e a reativação dessas rondas, que certamente vão fortalecer a segurança local”, afirmou Disaró.
Outra proposta discutida foi a reativação do monitoramento inteligente, utilizando o sistema Detecta (sistema de monitoramento integrado de dados Policiais do Estado de São Paulo), mas desta vez com câmeras de reconhecimento facial, especialmente no quadrilátero central, o que, segundo a PM, contribuirá com a redução significativa de furtos na região.
Na próxima semana, o vice-prefeito Osanam irá visitar a central de monitoramento na cidade de Assis (SP) para conhecer de perto como o sistema funciona. “Já estive em Tarumã e agora vamos a Assis entender como o monitoramento inteligente contribui para a segurança da cidade”, explicou.
Uma nova reunião será realizada entre a Prefeitura e a Polícia Militar para traçar, em conjunto, um plano de segurança eficaz para Presidente Prudente. O Coronel Marcos Rogério Lemes, do CPI-8, também participou do encontro e ressaltou a importância da parceria. “Ficamos felizes com essa aproximação para unirmos forças em prol de uma cidade mais segura”, concluiu.