Nesta quinta-feira, 10 de abril, policiais civis da DRCPIM, com apoio de unidades do DGPC e da Delegacia de Pirapozinho, deflagraram uma ação visando cumprir cinco mandados de prisão preventiva, em face de um grupo que aplicava golpes contra servidores públicos de Pirapozinho e outras cidade do país.
As investigações da unidade de São Paulo – DPM de Pirapozinho – apontaram que os golpistas ligavam para as vítimas, se passando por funcionários de instituições financeiras e ofereciam empréstimos consignados, com taxas de juros atrativas. Com isso, os criminosos solicitam a documentação das vítimas e a utilizavam para abertura de contas e aquisições de empréstimos, cujos valores eram transferidos para contas de pessoas jurídicas. Em seguida os valores eram fragmentados por meio de novas transferências.
O grupo demostrou habilidade em lidar com a tecnologia, invasão de dispositivos eletrônicos e contas bancárias, engenharia social, bem como a pulverização rápida de valores desviados.
A operação localizou quatro integrantes do grupo, culminando no cumprimento se quatro mandados de prisão preventiva, cujas diligências ocorreram nos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Petrópolis e São João de Meriti.
A ação contou com a participação de mais de 40 policiais civis do RJ e uma base operacional remota da Polícia Civil em Pirapozinho.
Os presos serão submetidos à audiência de custódia e encaminhados às penitenciárias cariocas. Também serão interrogados pela autoridade policial de Pirapozinho.