Defesa Civil registra aumento significativo nas ocorrências de incêndios em residências

Os dados acendem um alerta para a importância da prevenção e da manutenção adequada das instalações elétricas e cuidados básicos ao utilizar o fogo. Quando um incêndio atinge uma residência, o trabalho da Defesa Civil vai muito além do apoio ao Corpo de Bombeiros no combate ao fogo.

Após a extinção das chamas, a Defesa Civil atua diretamente no apoio às vítimas, avaliação dos danos e prevenção de novos riscos. Os engenheiros e agentes da Defesa Civil realizam uma vistoria para identificar se a estrutura da residência foi comprometida e se há risco de desabamento ou novos acidentes, caso o imóvel esteja em condições inseguras, a Defesa Civil pode interditar total ou parcialmente o local, garantindo a segurança dos moradores e da vizinhança.

Caso a família tenha ficado desalojada ou desabrigada a equipe aciona a rede de assistência social para garantir abrigo temporário, doações de roupas, alimentos e outros itens de primeira necessidade às famílias afetadas.

Apoio:

O papel da Defesa Civil é articular com secretarias municipais, conselhos tutelares e organizações da sociedade civil recursos humanos e materiais para garantir o atendimento completo às vítimas. Sempre são dadas orientações para a população sobre os cuidados com instalações elétricas, uso de botijões de gás, descarte correto de lixo e outras práticas preventivas.

A atuação da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, nesse contexto, é essencial para garantir a segurança, acolhimento e reconstrução da vida das famílias atingidas, além de evitar que novas tragédias aconteçam, salienta o Coordenador Luis Felipe Floriano.

Serviço: Em situações de urgência e emergência acione o Corpo de Bombeiros pelo fone 193 ou a Defesa Civil nos fones 199 e (18) 99744-0199.

COMENTÁRIOS