Polícia Civil de SP e de Belo Horizonte prende autor de ameaças de ataque à escola de Presidente Venceslau

Na última quarta-feia, 16 de abril, a Polícia Civil do Estado de São Paulo, pela DIG – Delegacia de Investigações Gerais de Presidente Venceslau, deflagrou a operação “WOLK MASK” em combate aos crimes de ameaças de atentados contra escolas no estado de São Paulo.
Conforme Boletim de Ocorrência que deu início às investigações, há alguns meses, pessoas desconhecidas, por mensagem de e-mail, ameaçaram realizar um atentando contra uma escola localizada em Presidente Venceslau, que fica a 55 Km de Presidente Prudente.
VOU FAZER UM ATENTADO NAZISTA NESSA PORRA AÍ, FIQUE NO AGUARDO. NÃO ESTOU BLEFANDO”; “TUDO PRONTO PARA O MASSACRE”, dizia a mensagem.
Além da mensagem, o autor das ameaças encaminhou em anexo no e-mail fotos de objetos relacionados à prática do atentado (botas, luvas, boné, cinta, máscara, uma braçadeira vermelha com o símbolo da suástica e um machadinho.
De imediato, a Delegacia de Investigações Gerais de Presidente Venceslau instaurou inquérito policial para apuração dos fatos e, durante as investigações, apurou de quem era e-mail remetente e outros relacionados, além das ameaças enviadas ao colégio localizado Venceslau.
O autor teria enviado diversas ameaças de atentados a mais de 50 escolas no estado de São Paulo, o que gerou grande abalo na ordem pública.
Após diligências investigativas e de polícia judiciária, o Setor de Investigações Gerais da DIG logrou êxito em identificar a origem dos e-mails e das ameaças como sendo uma residência localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Onde conseguiram conseguiram identificaram o morador do local e autor dos fatos como sendo o jovem L.S.P.L, 21 anos.
Apurou-se que o autor dos fatos, nas plataformas de internet e jogos virtuais, se apresentava com o codinome “LOBO”, e que teria envolvimento com diversos crimes virtuais (apologia ao crime, ameaças, estelionatos, extorsões, “sextorsão”, etc.), além de envolvimento com grupos de ataques.
Ante a gravidade das ameaças e visando localizar armas e outros objetos relevantes para a investigação, a autoridade Policial representou e o Poder Judiciário local decretou a realização de busca e apreensão domiciliar em endereços relacionados aos investigados, além da quebra do sigilo de dados informáticos, telemáticos e telefônicos.
Em 16 de abril de 2025, a DIG – Delegacia de Investigações Gerais de Presidente Venceslau, com apoio da Delegacia Especializada em Investigação de Crime Cibernético de Belo Horizonte (MG), deflagrou a operação “WOLK MASK” e deu cumprimento a mandados de busca e apreensão nos endereços relacionados ao autor dos fatos, todos em Belo Horizonte (MG).
Durantes as buscas, foram apreendidos aparelhos eletrônicos (celular, notebook), uma braçadeira com símbolo nazista, roupas e itens utilizados para prática de atentados a escolas, máscaras, simulacros de arma de fogo, armas de pressão e airsoft, diversas notas nacionais e estrangeiras falsas, entre outros objetos de interesse para a investigação.
Na Delegacia de Polícia, o autor dos fatos confessou a prática delitiva.
As investigações prosseguem para a identificação de outros evolvidos e para a colheita de outros elementos de informação e de prova.
O nome da operação – “WOLF MASK” (MÁSCARA LOBO) -, refere-se ao codinome utilizado pelo autor dos fatos nas redes e plataformas digitais.
A operação foi realizada com a participação de 12 (doze) policiais civis e 04 (quatro) viaturas. A Autoridade Policial destaca a importância do efetivo combate aos crimes de ameaça e atentado contra escolas, devendo-se reprimir, com contundência, qualquer ato de ameaça, especialmente praticadas pela internet, evitando-se, assim, a materialização de atos de ataque.
COMENTÁRIOS