O secretário estadual de Agricultura Guilherme Piai, que está em Presidente Prudente, rebateu com fortes críticas a manifestação do MST (Movimento dos Sem Terras), que ocorreu na manhã desta quinta-feira, 17 de abril, em frente ao Itesp na capital da Alta Sorocabana.
O secretário salientou que o atual governo estadual tem um programa excelente de regulamentação de títulos de terra e não existem mais invasão terras, o que tirava a paz dos produtores rurais.
Além de que os servidores do Itesp tiveram que ter a proteção da Polícia Militar para trabalharem, pois estavam sendo ameaçados.
PROTESTO
O MST prostesta pois entende que a Lei nº 17.557/2022, que estabelece o programa estadual de regularização fundiária, permite ao governo de São Paulo negociar terras públicas ocupadas por latifundiários. Segundo MST essas terras são consideradas devolutas e devem ser usadas para a Reforma Agrária, ou seja, para assentamentos rurais.
O secretário Piai disse que no Estado de São Paulo há segurança jurídica, que tudo é feito por meio da Justiça e que baderneiros e invasões devem mudar de profissão ou de Estado.
Confira o vídeo: