UNIMED PRUDENTE: Tecnologias hospitalares e cirurgia robótica são temas de workshop


Pela primeira vez em Presidente Prudente, o futuro da tecnologia hospitalar e a cirurgia robótica foram debatidas entre médicos e especialistas durante o 1º Workshop de Tecnologia, Inovação e Robótica, promovido pela Unimed. Um dos grandes destaques foi o simulador robótico, que chamou a atenção dos participantes ao proporcionar uma experiência prática de como é controlar um robô cirúrgico. O evento aconteceu entre os dias 23 e 25 de abril, no Hospital Unimed.

O evento teve como cenário a nova ala do Hospital Unimed, onde funcionará centro cirúrgico que está prestes a ser inaugurado. “Tivemos vários locais para o conhecimento dos médicos. Nós pensamos em montar esse workshop numa oportunidade dos médicos do corpo clínico cooperados conhecerem essa nova ala, onde será o novo centro cirúrgico, que logo será inaugurado”, explicou a diretora Superintendente da Unimed Prudente, Dra. Juliana Kuhn Medina.

O ponto alto da programação foi a apresentação do simulador robótico. Os participantes puderam ter uma experiência prática de como é operar um robô cirúrgico, recurso que vem revolucionando procedimentos em todo o mundo. Para o médico ginecologista Leandro Di Gesu, a experiência foi “muito boa”. “Foi muito legal utilizar o simulador da cirurgia robótica, ter mais um conhecimento, mais uma técnica para agregar. Espero que num futuro próximo esteja disponível aqui na cidade. Será muito bom para nós médicos e para os pacientes. Todos ganham com essa tecnologia”, afirma.

Com foco na inovação e no investimento em saúde de qualidade, o evento também trouxe novidades na área da microbiologia. Em nome da Unilab, presente no evento, a hematologista Bruna Cerávolo destacou a apresentação do Maldi-Tof, equipamento de ponta que acelera o processo de identificação de bactérias e contribui para o uso mais assertivo de antibióticos. “Foi um evento muito importante em relação a trazer novas tecnologias”, pontua.

Apoio:

Para cirurgião Jefferson Yoshiharu de Toledo Taguti, que atua com videolaparoscopia, a cirurgia robótica representa um passo natural na evolução da medicina minimamente invasiva: “Como cirurgião geral, digestivo e bariátrico, exercendo a cirurgia videolaparoscópica, acho que é uma progressão o robô. Seria a sequência para o cirurgião bariátrico realizar uma cirurgia mais moderna, com outros parâmetros, menos risco, com uma boa aceitação dos pacientes”.

Diretor de Mercado na Unimed Prudente e pneumologista, Paulo Roberto Mazaro ressaltou o compromisso da cooperativa com a modernização da saúde na região. “A intenção é despertar o interesse para as novas tecnologias para que nosso hospital seja um hospital de ponta e que possa trazer para a população da cidade e região tudo o que tem de melhor de recursos médicos e novas tecnologias”, afirmou.

A expectativa é de que os equipamentos e recursos apresentados possam em breve fazer parte da rotina médica em Presidente Prudente. “Vários colegas conheceram os novos equipamentos, e que isso possa ser realidade um dia; um dia muito próximo, se Deus quiser, nós vamos conseguir ter todas essas tecnologias aqui disponíveis”, completou Dr. Paulo.

Por fim, o ginecologista Dauto de Almeida Campos enfatizou que o avanço tecnológico precisa ser introduzido na cidade para acompanhar as transformações do setor. “Prudente é uma cidade grande que precisa mostrar que ela está dentro do mundo moderno no atendimento à saúde. O robô, nada mais é do que uma melhoria para a cirurgia, para o paciente, para o cirurgião. No final, são menos dias de internação, menos antibiótico”, disse.

COMENTÁRIOS