A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) de Presidente Prudente divulgou nesta última semana, que a cidade tem 2.487 casos positivados para dengue em 2023. No último dia 3, eram 2.058, o que significa a confirmação de 429 novos casos em uma semana. Neste ano, o município soma três mortes confirmadas por dengue.
Diante da situação, a Prefeitura informa que tem intensificado ações educativas e mutirões de limpeza pelos bairros considerados mais críticos.
Nesta quinta-feira, a educadora de saúde da VEM, Maria Clara Sahu, ministrou uma palestra para os alunos da Escola Estadual Oracy Matricardi, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta. Na última segunda (6), a mesma escola já havia recebido a educadora, que palestrou sobre a dengue para outras turmas.
De acordo com Sahu, as discussões abordam sobre o ciclo evolutivo do Aedes, como cada indivíduo pode contribuir para impedir a proliferação do mosquito, evitando a disponibilização de recipientes que possam servir de possíveis criadouros.
“Falamos sobre medidas a serem utilizadas para interromper a evolução das larvas, como a lavagem de bebedouros de animais, a eliminação da água, o tratamento com produto alternativo (detergente de cozinha). Abordamos também sobre a doença, seus sintomas e a importância da adesão ao protocolo de tratamento”, explica a educadora.
Além disso, a Vigilância Epidemiológica Municipal, em parceria com as Estratégias de Saúde da Família ( ESFs), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) preparara ações de prevenção e combate à dengue nos bairros.
Entre essa quarta-feira e até sexta (10), foi programado um trabalho intensificado com visita casa a casa pelos agentes nos bairros Jequitibás I e II, Jardim Ouro Verde e Parque Residencial Servantes I e II.
O mesmo trabalho de reforço ocorre no Parque Alexandrina, Jardim Brasil Novo, Residencial Tapajós, Residencial Cremonezi e Bela Vista e Bairro Morada do Sol.
No sábado (11), será realizado um mutirão contra a dengue: Jardim São Francisco, Vila Operária, Vila Angélica, Vale das Parreiras, Jardim Guanabara, Residencial Portal Norte, Parque Primavera, Parque Alexandrina, Residencial Brisa do Norte e Residencial Moacyr Tretin.