Este mês começou com a EAD Unoeste, ofertado através do Núcleo de Educação a Distância (Nead), comemorando seu recredenciamento pelo Ministério da Educação (MEC) com o conceito 5. Abril vai caminhando para o seu final e tem mais comemoração, igualmente pela obtenção da máxima pontuação, em avaliação federal, no reconhecimento de nove cursos: Administração, Design Gráfico, Gestão Comercial, Gestão Hospitalar, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Pedagogia (licenciatura) e Processos Gerenciais.
A diretora do Nead, Sonia Sanae Sato, credita os excelentes resultados à qualidade de ensino ofertada pela Unoeste na modalidade a distância, no mesmo padrão dos cursos presenciais, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Sonia cita o apoio do pró-reitor Acadêmico Dr. José Eduardo Creste; enaltece o suporte da Reitoria e das demais pró-reitorias; agradece os coordenadores de cursos, o trabalho conjunto de todos os envolvidos na educação a distância e aos demais departamentos da Unoeste.
Coordenadores dos cursos que obtiveram conceito 5 e alunos destacam vários pontos positivos que colocam a EAD Unoeste no topo da educação brasileira. Suas falas evidenciam as três dimensões avaliadas: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. Avaliação feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC que fiscaliza os cursos de graduação e, através de métricas, apura o grau negativo ou positivo do ensino para reconhecer ou renovar o reconhecimento de cursos.
Valor de excelência
O fluxo processual ocorre em etapas, inclusive para confrontar informações na busca de evidências. Os valores iguais ou superior a 3 indicam qualidade satisfatória do ensino, como garantia de padrão de qualidade. Então, o entendimento sobre o conceito 5 é o de que se trata de valor de excelência. Os resultados das avaliações são divulgados através de portaria pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres). A coordenadora dos cursos de Administração e de Marketing, Dra. Thais Rubia Ferreira Lepre, manifesta o entendimento de que o conceito 5 significa o sucesso do trabalho.
“Lutamos sempre para fazer o melhor; em busca da excelência. Então, o conceito máximo vem para reforçar que estamos no caminho certo. Os nossos cursos se destacam pela qualidade e pelo foco de preparar o aluno para o mercado de trabalho. Esse conceito conquistado proporciona mais segurança, inclusive para o aluno que fica com a certeza de ter feito uma boa escolha; e para quem ainda não escolheu, fica a indicação das excelentes opções. A gente dizer que o curso é bom, é uma coisa. A avaliação do Ministério da Educação dizer que é excelente, gera credibilidade”, comenta a coordenadora.
Para o coordenador do curso de Design Gráfico, doutorando Marcelo José da Mota, o conceito 5 reafirma a excelência da Unoeste e do Nead. Voltado à formação para o mercado de trabalho e focado nas novas tecnologias, o curso busca qualificar e habilitar profissionais polivalentes, capazes de atender diferentes demandas. As estratégias educacionais proporcionam atendimento personalizado aos estudantes, com dinâmico material de apoio técnico e teórico disponibilizado em plataforma desenvolvida pela instituição: o Aprender Unoeste. Com a matriz dividida em dois módulos, que são o de criação e desenvolvimento gráfico e o de projeto de interface gráfica, o curso tem forte atuação no desenvolvimento de competências; conforme explicações do coordenador.
Um peso grande
Para o coordenador do curso de Gestão Comercial, Dr. Wilson Roberto Lussari, a EAD Unoeste reflete o compromisso institucional, que tem mais de 50 anos, de ofertar a melhor formação, adequada à realidade do mercado; inclusive por ter uma equipe docente com forte experiência de mercado; o que contribui para um projeto pedagógico alinhado à sociedade e ancorado no ensino, pesquisa e extensão. Entende que obter o conceito máximo em avaliação do Ministério da Educação é ter o reconhecimento externo na excelência do curso e de seu compromisso com a formação profissional que prepara para enfrentar os desafios e ajudar a construir uma sociedade mais digna.
Manter os segmentos da administração em saúde funcionando com eficiência e qualidade é um desafio que ganha evidência no mundo pós Covid-19, conforme a coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar, Dra. Daniela Vanessa Moris de Oliveira. “É justamente nesse sentido que a nota do Ministério da Educação tem um peso grande”, afirma para dizer que o conhecimento especializado e as habilidades adquiridas, além de ajudarem a conquistar um bom emprego, representam um diferencial no ganho salarial. Ao manifestar a importância de estudar na Unoeste, instituição de excelência e qualidade reconhecidas, comenta que o curso conta com 100% de mestres e doutores.
Os cursos de Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais são coordenados pela Dra. Eliane Silva dos Santos, para quem o conceito 5 decorre da estrutura curricular construídas em três bases de conhecimentos: formação básica, formação profissional e formação teórico-prática fundamentadas no Catálogo Nacional de Cursos Tecnológicos. Outro aspecto relevante é o de ter em vista o mercado de trabalho em seus aspectos regionais, considerando os polos da EAD Unoeste em todas as regiões do Brasil.
Ousada e inovadora
Conforme a Dra. Eliane, a busca por excelência passa pela articulação dos componentes curriculares que se apresentam de forma inovadora na existência de certificações intermediárias. A coordenadora destaca as importâncias do Núcleo Docente Estruturante (NDE), da Comissão Própria de Avaliação (CPA), da equipe multidisciplinar no Nead e do corpo docente comprometido com pesquisa e extensão. Pontua ainda que os professores utilizam práticas metodológicas emergentes e o uso de laboratórios virtuais, sendo que a infraestrutura apresenta espaços de aprendizagem adequados à prática acadêmica com qualidade física e tecnológica.
Ao afirmar que atender os critérios para alcançar a avalição da excelência é importante, a coordenadora Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos entende que no caso do curso de Pedagogia tem outro aspecto fundamental: a sinalização de avaliadores, quando do processo de autorização, de que a proposta do currículo era ousada e inovadora, no sentido da proposta mais voltada para os fundamentos da educação, com eixos temáticos que permitem ao estudante, ao longo de sua trajetória formativa, vivenciar a prática profissional, incluindo o estágio supervisionado que começa no 2º ano.
“É muito gratificante enxergar que aquilo que era apenas um projeto lá atrás tornou-se realidade e, mais que isso, gerou evidencias. Tudo que foi planejado pode ser executado. O 5 é um reflexo do efetivo trabalho diferenciado, dos resultados que puderem ser observados com base em um projeto que nasceu como excelente”, comenta a Dra. Danielle para contar que egressos da 1ª turma já estão trabalhando, concursados e vinculados à secretarias de educação, dando aulas na educação básica; e outros que vislumbram em fazer mestrado. “O processo de formação pensado de fato gerou diferencial na vida dos estudantes. Isso não tem preço”, afirma.
Sentimento de ganho
Depoimentos de estudantes corroboram as falas dos coordenadores. Vitoria Souza Barbosa cursa Gestão Comercial e revela que tinha receio de não se adaptar ao ensino na modalidade a distância. Mas, em pouco tempo a apreensão deu lugar ao aprendizado de qualidade, com todo suporte humano e técnico proporcionado pela EAD Unoeste. “Hoje, posso dizer que é uma honra ser aluna do curso de Gestão Comercial com nota máxima na educação a distância no Brasil. Estou muito satisfeita e feliz por toda experiência que adquiri ao longo desses dois anos; sou grata a todos os professores e ao meu coordenador que sempre me incentivou. A Unoeste abre portas e realiza sonhos. É gratificante ver a pessoa e a profissional que tenho me tornado através dos aprendizados que obtive aqui”, diz.
Ariana Martinelli Silva, aluna do curso de Gestão Hospitalar, manifesta o mesmo sentimento de Vitoria: “Com essa graduação eu cresci como pessoa e profissionalmente”, diz e comenta, como algo muito positivo, a capacidade de ver que a gestão nas organizações de saúde tem um grande leque de aprendizagem. “O curso me deu base para o desempenho das atividades da minha profissão. Vejo que para ter sucesso dentro das organizações é necessário padrão de qualidade elevado, pensando sempre no profissional e na segurança do paciente, conhecimento sobre o SUS [Sistema Único de Saúde], inclusão social e direitos humanos, entre outros”, pontua.
“O corpo docente da Unoeste, sem dúvidas, está apto para nos passar todo esse conhecimento. Sou grata por tudo que vivenciei na Unoeste até o momento, pois vou continuar os estudos com, quem sabe, uma pós-graduação na área. Os diferenciais que pesaram na hora da minha escolha foram a visibilidade sobre o mercado de trabalho e qualidade do ensino, garantida pela nota 5 na avaliação do Ministério da Educação. O curso conta com professores qualificados e uma plataforma fácil de navegar”, relata Ariana.
Melhor escolha
“Não é nenhuma surpresa para mim essa conquista da nota máxima da EAD Unoeste”. Quem diz é a estudante do curso de Pedagogia, Eugênia Oursoff Becker de Melo. “Realmente só comprova a eficiência da EAD Unoeste em todos os sentidos; inclusive o corpo docente sempre atento e solícito, o que ajuda muito a gente. Por ser a distância, você pensa que é só ler todo material e ter que se virar sozinho. Na EAD a gente tem que ter um comprometimento muito grande mesmo, mas eu posso dizer que os nossos professores são incríveis, nos dão toda a abertura para questionar e perguntar”, comenta e diz que a estrutura virtual é de fácil acesso e compreensão.
“As disciplinas abrangem cada tema de forma que nos prepara mesmo para a educação. São bem completas. Posso dizer, sem exagero, que foi a minha melhor escolha para adquirir o diploma e me preparar para ser uma profissional na área da educação. Eu indico a Unoeste para os meus amigos que queiram fazer uma universidade. Inclusive, uma amiga minha já está fazendo Pedagogia, por minha indicação. Estou o mais feliz possível”, conta Eugênia que começou o curso morando em Prudente, no auge da pandemia do coronavírus. Atualmente, reside em São Bernardo do Campo.
“Continuo com a mesma impressão de quando comecei. Já fiz os estágios obrigatórios e posso dizer que o conteúdo é uma base incrível, consigo me sentir segura aplicando o meu aprendizado ou conversando com professores e coordenadores, pois me lembro dos conteúdos que foram ministrados nas aulas. Só tenho que agradecer a todos: corpo docente, coordenadora, colegas de classe, toda estrutura da educação a distância. A EAD Unoeste é incrível”, diz a Eugênia que, por se sentir preparada, manifestou à Dra. Danielle a pretensão de abrir uma escola.