Apesar de permanecer na fase laranja da flexibilização da quarentena, de acordo com reclassificação do Plano São Paulo, que ocorreu nesta sexta, 15, Presidente Prudente registrou um aumento de internações e mortes por Covid.
De acordo com último boletim do Coronavírus divulgado pelo Governo Municipal na tarde de quinta, 14, o aumento refere-se à ocupação de leito da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) com mais de 80% da taxa ocupada. Além disso, mais dois óbitos foram somados ao município, totalizando 210 mortes pelo vírus.
Em meio a estes números alarmantes, foi publicado no Portal Tesouro Transparente, o repasse da União para o município no valor de R$30.933.600 para o enfretamento da Covid-19.
Em entrevista ao Jornal Imparcial, a Prefeitura informou que os recursos são aplicados em diversas ações, como por exemplo, a implantação e o custeio do Centro de Triagem de Síndrome Respiratória, aquisição de insumos e equipamentos de proteção individual aos profissionais de saúde, contratação e custeio de leitos de enfermaria nos hospitais da região, destinados aos pacientes de Prudente, inclusive, contratação temporária de servidores de saúde.
Expectativa de vacinação
O enfretamento da Covid-19 também se estende às esferas particulares do município, como é o caso das clínicas de vacinação.
Em vista à expectativa de imunização, que de acordo com o Ministério da Saúde, será realizada no âmbito do SUS, seguindo os critérios de ordem de grupo riscos; vale destacar que muitas clínicas de vacinação particulares do município, já vêm se preparando para também garantir a proteção contra a Covid.
Isto porque na última terça, 12, a farmacêutica Indiana Bharat Biotech anunciou o acordo de fornecimento de sua vacina contra Covid-19 Covaxin para uma empresa brasileira. Além disso, recentemente a Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC) iniciou a negociação para uma possível compra de 5 milhões de doses da Covaxin para serem comercializadas por clínicas privadas.
Fontes: O Imparcial/O Globo