A Prefeitura de Presidente Prudente esclarece que o serviço de iluminação pública da cidade está em fase de transição. A empresa Stylux foi contratada por licitação e fará a troca de todos os pontos de iluminação por um moderno sistema com lâmpadas de led. Os trabalhos começam já na segunda quinzena de maio e seguem pelos próximos meses.
A prefeitura reconhece que a atual iluminação pública da cidade é insatisfatória. Trata-se de um sistema ultrapassado e que nunca passou por modernização.
Esta administração não tem medido esforços para resolver este e outros problemas que causam transtornos aos cidadãos, como o transporte coletivo, a destinação do lixo e a própria iluminação pública, situações complexas e que necessitam de um grande investimento dos cofres públicos. É nossa obrigação oferecer ao cidadão serviços de qualidade, com o cumprimento da lei.
Em detalhes
A modernização, denominada Prudente Smart, prevê a troca de todos os 42.032 pontos de iluminação a vapor de sódio por lâmpadas de Led, em um sistema georreferenciado, que permitirá o monitoramento em tempo real das condições de cada poste. O novo modelo será baseado na eficiência energética. A estimativa é que de as novas lâmpadas em Led garantirão uma economia de energia de 68%.
Responsável pelo serviço nas cidades paulistas de Assis, Bastos e Vera Cruz, e por Belém, capital do Pará, onde estão sendo trocados cerca de 700 mil pontos, a Stylux é uma empresa de origem italiana, com desenvolvimento próprio e fabricação de seus produtos de iluminação.
A Stylux Brasil vai oferecer um número 0800 e um aplicativo de celular, onde serão possíveis realizar as solicitações. Os vereadores poderão acompanhar as prestações dos serviços por meio dos relatórios mensais.