Chegando aos 30 primeiros dias do ano de 2021, vários cenários estão em transição no município, alguns apresentando melhoras, outros seguem na mesma condição, de acordo com o balanço detalhado abaixo.
Pandemia
De acordo com os boletins divulgados no mês de janeiro, Presidente Prudente teve aproximadamente 1.365 casos positivos e 33 óbitos, até a data de fechamento dessa matéria, sexta 29 de janeiro às 11h30. Alguns óbitos, inclusive, foram datados de dezembro, entretanto, só foram confirmados em janeiro, acrescentando mais números a 2021.
Já em relação as ações de enfretamento, as medidas de restrição foram intensificadas, visto que a região foi reclassificada pelo estado como fase vermelha desde o dia 22, onde fica proibido o funcionamento de atividades não essenciais.
A chegada de lotes da vacina entre os dias 21 e 26, vêm garantindo a imunização dos profissionais da saúde, que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, inclusive, outros grupos de risco, como os idosos que residem em instituições de longa permanência também começaram a ser vacinados.
Ações da Administração Pública
Além da pandemia, a transição dos gestores do Governo Municipal de Presidente Prudente também marcou os acontecimentos, dentre esses quase 30 dias do ano de 2021 na cidade.
O prefeito Ed Thoma já iniciou o mandado, determinando a reabertura do comércio mesmo estando na fase vermelha do Plano SP, entretanto, a decisão foi suspensa pelo Ministério Público.
Mutirões de limpeza e operações de manutenção das vias asfálticas foram priorizadas logo nos primeiros dias de gestão.
A conquista de recursos estaduais e federais para retomada de projetos e inícios de obras também foram destaques, entre elas, repasses para obras na pista de atletismo da UNESP, reforma do Ginásio de Esportes e continuação das obras da escola do João Domingos.
Também foram realizadas ações de conscientização, como a campanha “Prudente aberta também depende de você” com entrega de álcool gel e máscaras, além da desinfecção de veículos e ônibus e aferição da temperatura pelas secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento econômico.
Outra iniciativa da nova gestão foi a parceria com o SENAI, para recuperar parte da frota do Parque de Obras, a qual os professores, mecânicos e alunos da escola vão auxiliar os servidores do município na manutenção do maquinário que está deteriorado.
Outros acontecimentos
Esses 30 dias de 2021, também foram marcados por manifestações em Presidente Prudente.
Carretas contra o imposto do ICM, Governo Federal e a favor da vacina também ocorreram ao longo de janeiro, inclusive, hoje 29, manifestantes foram às ruas de Prudente cobrando leitos de UTI e o direito de voltar a trabalhar. Também houve paralisação do transporte coletivo pela Prudente Urbana na última semana do mês.
Além disso, vários estabelecimentos foram autuados pela Polícia Militar por desobediência às normas sanitárias em combate à Covid-19, como foi o caso do tradicional “Bar do João Porquinho”, que teve as atividades suspensas e pode ter o alvará cassado pelo Ministério Público, devido a ocorrência de aglomeração de pessoas durante a fase mais restritiva do Plano SP.