A entrega do título de comendadora à coordenadora pedagógica institucional da Unoeste, professora Aparecida Darcy Alessi Delfim, entra para a história de Presidente Prudente como evento oficial do município no transcurso do Dia Internacional da Mulher em 2024. A escolha da data foi proposital para a homenagem da Câmara Municipal em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à educação, considerando 62 anos de atuação no ensino básico e superior, incluindo período concomitante, sendo 51 na universidade.
A sessão solene ocorreu na noite de sexta-feira (8) e entrou para os anais da edilidade prudentina como uma das mais prestigiadas por seleto público e representativa pelo conteúdo sobre a rica trajetória de contribuição social da homenageada. O que ficou evidente em três correspondências lidas na abertura e em oito pronunciamentos durante a cerimonia. O prêmio de gratidão, simbolizado pelo Diploma e Medalha de Mérito Grande Colonizador “Coronel José Soares Marcondes”, foi de iniciativa da vereadora Professora Joana D´Arc, com o Decreto Legislativo aprovado por unanimidade.
Enaltecida pela Unoeste
O presidente da Câmara, Tiago Oliveira – que também é professor, abriu oficialmente a sessão e, num gesto de enaltecimento à figura da homenageada e à data comemorativa, passou a presidência à Joana D´Arc e convidou para a mesa, só de mulheres, incluindo a vereadora Miriam Brandão, enquanto ele e os colegas Dr. Enio Perrone e Ivan Itamar acompanharam do plenário, onde também esteve a ex-presidente da Câmara, professora Alba Lucena. O prefeito Ed Thomas esteve representado pela secretária municipal de Educação, professora Marta Mendes.
No cerimonial conduzido pelo diretor de Comunicação da Câmara, jornalista Maycon Morano (egresso da Unoeste), as duas primeiras leituras foram de ofícios de gestores da universidade. A Reitora Ana Cristina de Oliveira Lima e o diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec) que é a mantenedora da Unoeste, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, representados pelo assessor Ismael Silva, enalteceram a competência profissional de Darcy Alessi e manifestaram gratidão pelos serviços prestados. No ofício da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp), o presidente Raul Audi Júnior (publicitário egresso da Unoeste) manifestou apreço à professora Darcy, falando em nome da entidade de classe que representa.
Em nome da população
A autora da iniciativa da homenagem, Joana D´Arc, abriu os discursos e classificou a homenageada como ícone na educação, tão amada e querida que seu irmão Dr. Patrício do Nascimento (médico egresso da Unoeste) veio de Osasco para Prudente só para prestigiar a nova comendadora, em uma noite tão especial e tão dignificante pelo Dia Internacional da Mulher. Conforme a vereadora, a homenagem pelo Poder Legislativo, considerando que os vereadores são os legítimos representantes do povo, se dá em nome da população de Presidente Prudente, formada por cerca de 230 mil habitantes.
A fala do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi foi uma feliz lembrança da história vivida conspirando com o ato solene. Contou que foi aluno da Escola Estadual Maria Natividade Antunes (Mena), em Indiana, quando e onde a professora Darcy iniciou sua atuação como diretora na Rede Estadual de Ensino. Lembrança que provou emoções na homenageada, filhos e demais pessoas presentes. Hoje, são colegas na Unoeste. O pró-reitor Acadêmico Dr. José Eduardo Creste iniciou sua fala citando o pró-reitor Administrativo Guilherme de Oliveira Lima Carapeba, a reitora Ana Cristina e os diretores Dr. César e Maria Cristina de Oliveira Lima.
Tocando nos corações
Resultado de enquete com funcionários da universidade que no dia a dia estão mais próximos à Reitoria, onde está instalada a Coordenação Pedagógica, Creste apresentou palavras colhidas de cada um, as quais ganharam o sentido de um colar de pérolas: íntegra, competente, referência e elegante, dentre outras. O pró-reitor afirmou que a professora Darcy possui tamanha competência que pode ocupar qualquer cargo em qualquer grande instituição como é a Unoeste, inclusive no Ministério da Educação. Por fim, citou poema de Cora Coralina para dizer que Darcy toca os corações das pessoas; que é o verdadeiro sentido da vida.
Os netos se colocaram junto à tribuna e Carolina leu a mensagem de amor que falou sobre carinho, proximidade e afeto, para depois entregar buquê de flores à avó. Em nome das amigas de todos os tempos, a ex-secretária municipal de Educação e ex-vereadora, Professora Ondina Barbosa Gerbasi, lembrou a infância no Colégio Cristo Rei, a encenação da peça Chapeuzinho Vermelho, do footing – passeio na praça 9 de Julho, do príncipe encantado Djalma Delfim e do nascimento da primeira filha, a Denise, de quem é madrinha de crisma. Doces lembranças.