O “sextou” dos alunos da Escola Estadual Professor Omar Barreto, no Parque Shiraiwa, em Presidente Prudente, foi um pouco diferente. O conteúdo da aula desta sexta-feira (25) foi com foco na segurança deles, dos seus familiares e de qualquer pessoa que usa a energia elétrica no dia a dia ou possa realizar alguma atividade próximo da rede. A abordagem do assunto ficou por conta da Cintia Sara Gomes de Moura, técnica de Segurança do Trabalho da Energisa Sul-Sudeste, que tratou de conscientizar os alunos sobre os perigos da eletricidade de forma lúdica e didática.
“A energia é fundamental para praticamente todas as atividades do dia a dia, inclusive para as crianças. O inadequado uso de celular ou videogame, brincadeiras com pipa e os riscos do cerol, subir em árvores perto da fiação e cercas elétricas, são algumas ações que colocam a criança em contato ou em proximidade com a rede elétrica. Isso demanda um trabalho de conscientização para evitar acidentes que, em se tratando de eletricidade, podem
Na conversa, os alunos foram instigados a refletirem sobre os riscos de colocar objetos na tomada, mexer em fios, cabos ou extensões. Para a garotada que não fica longe dos eletrônicos o alerta foi sobre utilizar o celular e tablet enquanto os equipamentos estão carregando. Além de ouvirem atentos, os estudantes foram estimulados a multiplicarem o aprendizado que receberam.
“Queremos que eles cheguem em casa e comentem com os pais, tios, vizinhos sobre a importância de manter a distância da rede elétrica durante os serviços de construção civil; não se aproximar de cabos partidos nas ruas ou calçadas; chamar um profissional para revisar as instalações da residência. São situações do cotidiano dos adultos que, sem não forem executadas com segurança, também podem causar acidentes graves e até fatais”, finaliza Cintia.
Por fim, os estudantes foram orientados a sempre contatarem a Energisa em casos de acidentes envolvendo energia. Os canais de atendimento a concessionária são: aplicativo Energisa On, Whatsapp Gisa (18) 99120-3365 ; ou Call Center 0800 70 10 326.