ANIMAIS DE RUA: Um lembrete de amor, cuidado e responsabilidade no dia mundial

Anne, o noivo e os pets | Foto: Secom

Pequeninos, muitas vezes assustados e com corações que só querem um pouco de carinho. Essa é a realidade de grande parte dos cães que chegam ao Abrigo de Animais de Presidente Prudente. Neste último 04 de abril, Dia Mundial dos Animais de Rua, um recado importante: animal não é coisa. Eles sentem, amam e merecem cuidado, carinho e respeito.

Desde janeiro, 39 animaizinhos resgatados já encontraram um lar, onde hoje vivem cercados de amor. Mas outros 62 cães ainda aguardam por essa chance. São 49 adultos e 13 filhotes, todos disponíveis para adoção responsável.

Entre eles está Sofia, de 11 anos. Sua tutora morreu e, sem nenhum parente próximo, ela acabou no abrigo, onde aguarda por um novo lar cheio de amor e cuidado.

Já Bruno, um cão sem raça definida, é um exemplo de superação. Ele foi resgatado após ser atacado por outro animal na rua, chegou ao abrigo muito ferido, mas sobreviveu. Hoje, foi adotado e tem um lar cheio de amor. “Eu queria adotar um cão que se desse bem com a minha idosinha, e foi assim que conheci o Bruno. Ele é carinhoso, dengoso e aqui em casa eles se dão muito bem. É uma companhia incrível pra todos nós”, conta a tutora de Bruno, Anne Pelegrini.

Apoio:

A adoção é um gesto de carinho e que muda vidas:  a do pet, que encontra amor e segurança, e a da família, que ganha um amigo fiel. “Adotar um animal é um gesto de carinho que transforma vidas. Quem procura um companheiro de quatro patas pode visitar o abrigo e conhecer aqueles que ainda esperam por uma segunda chance”, destaca o veterinário do abrigo, Ricardo Arenales.

Abandono de animais é crime e um ato de crueldade. No Brasil, a Lei nº 9.605/1998 prevê penas de três meses a um ano de detenção, além de multa, para quem maltrata, fere ou abandona um animal. Mais do que uma infração, essa é uma atitude desumana.

Quando se decide ter um pet, também se assume compromissos. “Mais do que um ato de carinho, a adoção precisa ser consciente. Por isso, é fundamental que o adotante esteja preparado para oferecer todos os cuidados que o pet merece: alimentação adequada, abrigo, atenção, amor e acompanhamento veterinário”, finalizou o veterinário.

Adoção no abrigo

Adotar um amigo de quatro patas é um gesto de amor e responsabilidade. Para realizar a adoção no Abrigo de Animais de Presidente Prudente, é necessário:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Apresentar um documento com foto;
  • Levar um comprovante de endereço;
  • Assinar o termo de adoção responsável.

O munícipe pode adotar diretamente no abrigo ou durante as feiras de adoção promovidas em praças e shoppings da cidade.

 

 

COMENTÁRIOS