Após incêndio de carro em Presidente Prudente Volvo inicia recall de híbridos no Brasil

Após o incêndio de um Volvo XC60 em fevereiro deste ano, no condomio Damha I, onde o veículo estava ligado a uma tomada para recarregamento e começou a pegar fogo, a montadora sueca anunciou medidas extremas, como a convocação de um gigantesco recall para os proprietários de veículos com tecnologia plug-in (PHEV).

Em comunicado oficial, a Volvo informou que os proprietários de quatro modelos de carros da marca, fabricados entre 2019 e 2021 (modelos 2020 a 2022) precisam comparecer a uma concessionária para realizar, de forma gratuita, a “verificação de possíveis falhas de fabricação nos módulos de célula da bateria de alta tensão”.

De acordo com a montadora sueca, “foi identificada uma falha de produção em alguns módulos da bateria de alta tensão, que podem causar um curto circuito, quando a bateria estiver totalmente carregada, mesmo com o veículo estacionado”, relata o anuncio.

Apoio:

O caso de Presidente Prudente chegou a ser objeto de estudo do Corpo de Bombeiros de São Paulo, pois o caso chamou a atenção de outras montadoras, orgãos do Brasil e internacionais, que ficaram preocupados com possibilidade de novos casos.

O recall é emergêncial, pois vários outros casos estão ocorrendo no Brasil e também fora dele. O telefone de contato da montadora, para agendar o recall é o 0800-7077590.

No total Presidente Prudente conta com cerca de 651 carros elétricos e/ou híbridos de várias marcas, de acordo os registros do Governo Federal, no total a cidade conta com mais de 190 mil veículos, segundo dados de dezembro de 2024.

Veja os videos do incêndio:

 

 

COMENTÁRIOS