Em uma ação na manhã desta quarta-feira, 15 de setembro, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, recebeu informações do mesmo órgão no estado do Mato Grosso do Sul, da existência do transporte irregular de 27 equinos em um caminhão, que já estava em Bataguassu-MS.
De posse das informações, aliado ao fato de que o motorista do caminhão informara que havia pego esses cavalos em uma propriedade rural no município de Presidente Bernardes, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária, com o apoio da Polícia Militar Rodoviária, deslocou-se até a divisa dos Estados, sendo então determinado ao motorista para que retornasse com os equinos para a propriedade rural.
Foi localizada a propriedade na qual foram retirados os equinos e constatado que se tratou de uma venda desses 27 animais por parte do proprietário do sítio para uma pessoa na cidade de Tacuru/MS, a qual, provavelmente apartaria os animais e destinaria para cria.
Determinado então ao proprietário que efetuou a venda para que providenciasse alimentação e água aos animais, dada a situação de maus tratos aparente que se encontravam os equinos, além de providenciar alguns exames específicos para estes e, posteriormente, solicitar a emissão da GTA (Guia de Transporte de Animal) para que haja o transporte de maneira regular desses animais.
Foi registrado Boletim de Ocorrência de Maus Tratos pela Polícia Militar Rodoviária, além da lavratura de Auto de Infração pela Defesa Agropecuária de SP, em desfavor do proprietário do sítio, por movimentar e/ou transferir animais sem a devida documentação, que será em torno de R$ 3.915,00 (três mil novecentos e quinze reais). Além disso, o comprador, que também é proprietário do caminhão foi autuado pelo Órgão Estadual do Estado do Mato Grosso do Sul.