A Paróquia São Sebastião, atual Catedral Diocesana de Presidente Prudente (SP), celebra em 2025 o centenário de sua criação, marcando um século de fé, missão e contribuição para a vida religiosa do Oeste Paulista.
Para comemorar o centenário da criação do templo, ocorre uma Santa Missa neste sábado, dia 26 de abril, às 11h, em Ação de Graças pelo Jubileu do Centenário de Criação da Matriz, com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube da Diocese.
História
Conforme informações do site oficial da Diocese de Prudente, a Igreja foi fundada em 29 de abril de 1925, diante do crescimento populacional da região e das dificuldades enfrentadas pelos fiéis para acessar os sacramentos, em uma época marcada pela ausência de meios de transporte e longas distâncias entre comunidades.
A Paróquia São Sebastião foi instituída quando o município de Presidente Prudente completava apenas sete anos de fundação. Pouco depois, em 11 de maio de 1925, o bispo concedeu a provisão ao primeiro vigário, o padre espanhol José Maria Martinez Sarrion, empossado oficialmente no dia 24 do mesmo mês. O sacerdote foi uma figura marcante na história da cidade, tendo fundado o Asilo Vicentino São Rafael e colaborado para a criação da Santa Casa de Misericórdia.
Com espírito empreendedor e visão pastoral, padre Sarrion idealizou a construção de um templo maior, que atendesse à crescente comunidade católica e, futuramente, pudesse se tornar a sede de uma possível diocese. A primeira pedra da nova igreja foi lançada em agosto de 1936. A inauguração ocorreu em 25 de janeiro de 1942, com a presença de autoridades civis e representantes do Governo Estadual.
O sonho tornou-se realidade em 1960, com a criação da Diocese de Presidente Prudente e a nomeação de seu primeiro bispo, Dom José de Aquino Pereira. A então Paróquia São Sebastião foi elevada à dignidade de Catedral Diocesana, sede do bispo e da nova circunscrição eclesiástica, pertencente a Província Eclesiástica de Botucatu.
Ao longo dos anos, a Catedral passou por diversas reformas e melhorias, acompanhando o desenvolvimento da cidade e da Igreja local. Mais de 30 padres, entre diocesanos e religiosos, contribuíram com dedicação e zelo pastoral para a condução da vida paroquial.
Em seus 100 anos de história, a Catedral São Sebastião permanece como sinal de fé viva, centro de evangelização, comunhão e referência espiritual para toda a Diocese.
Serviço
A Santa Missa em Ação de Graças pelo Jubileu do Centenário de Criação da Matriz/Catedral São Sebastião será às 11h, no dia 26 de abril de 2025. Traga sua família e participe.