Como usar câmbio automático do jeito certo te ajuda a poupar combustível

No mundo automotivo, o câmbio automático é uma tecnologia que já foi exclusiva dos veículos mais sofisticados e que apenas os mais ricos tinham acesso, mas atualmente metade dos automóveis zero-quilômetro emplacados no país já saem de fábrica com o item. Com a popularização, muitos motoristas se veem em dúvida sobre como utilizar essa tecnologia a favor da economia.

Confira as dicas de especialistas da SAE Brasil, com práticas recomendadas para otimizar o uso do câmbio automático e, consequentemente, poupar combustível.

1. Acelerar demais
Evite acelerar demais ao sair da inércia. O câmbio automático é inteligente e troca sequencialmente conforme a velocidade, mas se você acelerar demais nada será inteligente, a rotação do motor aumenta demais e o consumo também.

Apoio:


2. Freio motor
O freio motor é uma técnica que consiste em utilizar a resistência do motor para desacelerar o veículo, principalmente em descidas. Em carros automáticos, isso pode ser feito selecionando uma marcha mais baixa, o que faz com que o motor gire em uma rotação mais alta e, por inércia, reduza a velocidade do carro.

3. Selecionar o câmbio manual em descidas
Para usar o freio motor em câmbio automático, é recomendável selecionar a opção de mudança manual, quando disponível, e reduzir a marcha antes de iniciar a descida. Isso não só economiza combustível, pois evita o uso constante dos freios, mas também contribui para a segurança, mantendo o controle do veículo.

4. Aliviando o acelerador
Uma prática simples para economizar combustível é aliviar o pé do acelerador quando não é necessária a aceleração constante. Isso permite que o câmbio automático aumente a marcha, reduzindo a rotação do motor e, consequentemente, o consumo de combustível.

5. Evitando o kick down
O “kick down” é uma função do câmbio automático que reduz uma ou mais marchas quando o acelerador é pressionado até o fim, buscando mais potência para acelerações rápidas ou ultrapassagens. Embora útil em situações específicas, o uso frequente do kick down aumenta significativamente o consumo de combustível.

6. Mito do Modo ‘N’ em descidas
Muitos motoristas acreditam que colocar o câmbio em neutro (posição ‘N’) em descidas economiza combustível. Isso é um equívoco. Além de não contribuir para a economia, essa prática pode causar danos ao sistema de transmissão e aumentar o risco de acidentes, pois retira o controle do motorista sobre o veículo.

7. Segurar com acelerador o carro na subida
Carros automáticos conseguem permanecer parados em aclives sem a necessidade de acionar os freios. Muitos motoristas ainda reagem como se estivessem dirigindo um carro de câmbio manual. Mas acelerar para segurar o carro esquenta o óleo da transmissão e aumenta o consumo de combustível. Mantenha o pé no freio quando estiver parado em subidas.

8. Marchas reduzidas
Você já deve ter visto em alguns carros as funções (L) ou 3 – 2 – 1. Estas posições permitem o bloqueio das marchas, e deve ser usada em situações extremas, impedindo que o veículo troque as marchas automaticamente, seja qual for a inclinação. A marcha reduzida também é útil para manter marchas mais curtas e os giros de rpm mais altos.

É uma função importante para atravessar um alagamento, para rebocar outro veículo, ou lamaçal, para rodar em baixa velocidade e com rotações elevadas para não deixar o motor ‘morrer.

9. Evitar o modo Sport
Se quer economizar, esqueça a função “S” ou Sport para deixar o carro mais esportivo. Esportivo gasta mais. As trocas de marchas ocorrem mais espaçadas, com giros mais altos do motor. Isso melhora a aceleração, mas gasta mais combustível. Utilize o modo Eco ou Econômico, se disponível no seu veículo.

10. Manutenção preventiva
A manutenção regular do veículo é essencial para garantir o bom funcionamento do câmbio automático e a eficiência no consumo de combustível. Isso inclui a verificação do nível e da qualidade do fluido de transmissão, bem como a inspeção de componentes relacionados.

Outras dicas práticas para economizar combustível
– Evite frenagens bruscas
– Mantenha os pneus calibrados conforme as especificações do fabricante
– Realize a manutenção periódica do veículo
– Planeje sua rota para evitar congestionamentos e vias com muitas paradas.

Fonte: Portal UOL – Wandick Donet

COMENTÁRIOS