Coordenadora pedagógica da Unoeste recebe medalha de comendadora de Presidente Prudente

A entrega do título de comendadora à coordenadora pedagógica institucional da Unoeste, professora Aparecida Darcy Alessi Delfim, entra para a história de Presidente Prudente como evento oficial do município no transcurso do Dia Internacional da Mulher em 2024. A escolha da data foi proposital para a homenagem da Câmara Municipal em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à educação, considerando 62 anos de atuação no ensino básico e superior, incluindo período concomitante, sendo 51 na universidade.

A sessão solene ocorreu na noite de sexta-feira (8) e entrou para os anais da edilidade prudentina como uma das mais prestigiadas por seleto público e representativa pelo conteúdo sobre a rica trajetória de contribuição social da homenageada. O que ficou evidente em três correspondências lidas na abertura e em oito pronunciamentos durante a cerimonia. O prêmio de gratidão, simbolizado pelo Diploma e Medalha de Mérito Grande Colonizador “Coronel José Soares Marcondes”, foi de iniciativa da vereadora Professora Joana D´Arc, com o Decreto Legislativo aprovado por unanimidade.

 Enaltecida pela Unoeste

O presidente da Câmara, Tiago Oliveira – que também é professor, abriu oficialmente a sessão e, num gesto de enaltecimento à figura da homenageada e à data comemorativa, passou a presidência à Joana D´Arc e convidou para a mesa, só de mulheres, incluindo a vereadora Miriam Brandão, enquanto ele e os colegas Dr. Enio Perrone e Ivan Itamar acompanharam do plenário, onde também esteve a ex-presidente da Câmara, professora Alba Lucena. O prefeito Ed Thomas esteve representado pela secretária municipal de Educação, professora Marta Mendes.

Apoio:


No cerimonial conduzido pelo diretor de Comunicação da Câmara, jornalista Maycon Morano (egresso da Unoeste), as duas primeiras leituras foram de ofícios de gestores da universidade. A Reitora Ana Cristina de Oliveira Lima e o diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec) que é a mantenedora da Unoeste, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, representados pelo assessor Ismael Silva, enalteceram a competência profissional de Darcy Alessi e manifestaram gratidão pelos serviços prestados. No ofício da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp), o presidente Raul Audi Júnior (publicitário egresso da Unoeste) manifestou apreço à professora Darcy, falando em nome da entidade de classe que representa.

Em nome da população

A autora da iniciativa da homenagem, Joana D´Arc, abriu os discursos e classificou a homenageada como ícone na educação, tão amada e querida que seu irmão Dr. Patrício do Nascimento (médico egresso da Unoeste) veio de Osasco para Prudente só para prestigiar a nova comendadora, em uma noite tão especial e tão dignificante pelo Dia Internacional da Mulher. Conforme a vereadora, a homenagem pelo Poder Legislativo, considerando que os vereadores são os legítimos representantes do povo, se dá em nome da população de Presidente Prudente, formada por cerca de 230 mil habitantes.

A fala do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi foi uma feliz lembrança da história vivida conspirando com o ato solene. Contou que foi aluno da Escola Estadual Maria Natividade Antunes (Mena), em Indiana, quando e onde a professora Darcy iniciou sua atuação como diretora na Rede Estadual de Ensino. Lembrança que provou emoções na homenageada, filhos e demais pessoas presentes.  Hoje, são colegas na Unoeste. O pró-reitor Acadêmico Dr. José Eduardo Creste iniciou sua fala citando o pró-reitor Administrativo Guilherme de Oliveira Lima Carapeba, a reitora Ana Cristina e os diretores Dr. César e Maria Cristina de Oliveira Lima.

Tocando nos corações

Resultado de enquete com funcionários da universidade que no dia a dia estão mais próximos à Reitoria, onde está instalada a Coordenação Pedagógica, Creste apresentou palavras colhidas de cada um, as quais ganharam o sentido de um colar de pérolas: íntegra, competente, referência e elegante, dentre outras. O pró-reitor afirmou que a professora Darcy possui tamanha competência que pode ocupar qualquer cargo em qualquer grande instituição como é a Unoeste, inclusive no Ministério da Educação. Por fim, citou poema de Cora Coralina para dizer que Darcy toca os corações das pessoas; que é o verdadeiro sentido da vida.

Os netos se colocaram junto à tribuna e Carolina leu a mensagem de amor que falou sobre carinho, proximidade e afeto, para depois entregar buquê de flores à avó. Em nome das amigas de todos os tempos, a ex-secretária municipal de Educação e ex-vereadora, Professora Ondina Barbosa Gerbasi, lembrou a infância no Colégio Cristo Rei, a encenação da peça Chapeuzinho Vermelho, do footing – passeio na praça 9 de Julho, do príncipe encantado Djalma Delfim e do nascimento da primeira filha, a Denise, de quem é madrinha de crisma. Doces lembranças.

COMENTÁRIOS