DENGUE: Prefeitura confirma mais 5 mortes por dengue e total chega 19 óbitos em 2025

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), confirmou nesta quarta-feira, 09 de abril, mais cinco mortes provocadas pela dengue em Presidente Prudente. Com os novos registros, a cidade soma 19 óbitos, 12.047 casos confirmados da doença e 18.239 notificações.

As vítimas mais recentes são: um homem de 75 anos (óbito em 06/03), uma mulher de 40 anos (15/03), um homem de 79 anos (17/03), uma mulher de 80 anos (05/04) e outra de 67 anos (07/04).

Diante da gravidade da situação, a VEM reforça que o combate à dengue é uma responsabilidade de todos. A colaboração da população é importante, principalmente liberando o acesso dos agentes às residências durante as ações. Casas e quintais fechados têm sido uma barreira recorrente no trabalho das equipes.

Apoio:

“Temos encontrado grande dificuldade para acessar os imóveis, seja por estarem fechados ou pela recusa dos moradores. É importante lembrar que os agentes estão, sempre, identificados com uniforme e crachá da Prefeitura. Abrir as portas é um ato de responsabilidade coletiva que contribui com o controle e avanço da doença”, alerta a supervisora da VEM, Elaine Bertacco.

Nesta quinta-feira (10/04), a Prefeitura dá início a novas ações de Bloqueio de Criadouros nos bairros Parque Alvorada, Jardim Brasília, Jardim Planalto, Jardim Planaltina, Vila Paulo Roberto, Jardim Santana, Vila Ramos de Freitas, Vila Líder, Jardim São Pedro e Vila Flores. A ação inclui orientações casa a casa, uso de larvicidas e reforço na conscientização dos moradores.

Desde janeiro, mais de 300 ações já foram realizadas, entre mutirões, arrastões, nebulizações, panfletagens e palestras. Essa situação tem comprometido a eficácia das estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti, como o Bloqueio de Criadouros e a Nebulização Ambiental.

COMENTÁRIOS