Dono de assentamento é multado em R$ 69 mil por deixar gado agonizando sem pastagem

Na última sexta-feira, 12 de julho, uma equipe da Polícia Ambiental realizou atendimento de denúncia anônima de maus tratos, onde animais bovinos (gado nelore), estariam mortos e outros agonizando devido a falta de alimentos e pastagem em um lote do assentamento Santa Zélia no município de Teodoro Sampaio.

No local os policiais fizeram contato com o responsável pela propriedade rural, que tomou ciência do teor da denúncia e acompanhou a vistoria. Na ocasião foram constatados seis bovinos mortos e três bovinos agonizando.

Foi solicitado o apoio da Defesa Agropecuária do município através do veterinário e juntamente com a equipe policial foi constatado que o tamanho do lote (20 hectares) é insuficiente para a quantidade de animais ali existentes, sessenta e três bovinos.

Também foi verificado que a pastagem estava degradada devido ao período de inverno. Havia animais caídos ao solo, há mais de quatro dias, sem a devida assistência de um veterinário.

Apoio:


Conforme a inspeção do veterinário, os três bovinos que estavam agonizando foram submetidos ao procedimento de eutanásia. Em contagem ao restante do rebanho, foram averiguados cinquenta e quatro animais, sendo que cinco apresentavam sinais de maus tratos por falta de alimento.

Diante dos fatos elencados, o envolvido um homem de 74 anos, foi autuado por prática de maus tratos a animal doméstico, com sansão de multa no valor de R$ 69.000,00, conforme o art. 29 res. SIMA 05/21.

Os cinco bovinos debilitados, foram apreendidos e depositados com o infrator, já os animais mortos foram depositados ao próprio possuidor, que ficou responsável pela destinação legal. A ocorrência será apresentada via ofício na Delegacia de Polícia local e o envolvido responderá criminalmente.

COMENTÁRIOS