O prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas, na manhã desta segunda-feira (25/11), fez a assinatura da Lei Nº 11.497/2024, que denomina a escola localizada no Bairro Vida Nova Presidente Prudente I, conhecido por Vida Nova Pacaembu, como Centro de Educação Infantil (CEI) ‘Mariana Franklin Ferreira Silva’, atleta da equipe de natação da Semepp/Criarte/PrudenAço/Apan, que faleceu em dezembro de 2020, com 14 anos, por complicações da Covid-19.
A assinatura da Lei foi acompanhada pela família da homenageada, Shirley Christiane Ferreira de Araújo, mãe de Mariana, Wellington Franklin, pai, e Matheus Franklin, irmão da atleta. Também participou do ato a secretária Municipal de Administração (Secad), Flaviane Olivette.
A unidade escolar está sendo construída na Rua Odayr Zangirolami, nº 151, no Vida Nova Presidente Prudente I, obra que está em fase final e deve ser concluída ainda neste ano, com capacidade para atender 220 alunos, do berçário à pré-escola.
De acordo com Ed Thomas, homenagear Mariana Franklin é uma maneira de eternizar a memória da jovem atleta, enfatizando a referência que ela será para outras crianças. “A Mariana será eternizada em um lugar especial, com muita alegria, local de aprendizado, de conhecimento, onde muitos recebem o alimento do dia”.
O prefeito ainda lembrou sobre o difícil momento enfrentado durante a pandemia da Covid-19. “A covid passou, muitos esqueceram os momentos terríveis que vivemos. Eu jamais vou esquecer. As famílias que perderam seus entes também não esquecerão. Homenagear Mariana é não deixar que essas pessoas sejam esquecidas, que não fiquem apenas nas estatísticas.”, declarou Ed.
Shirley Christiane Ferreira de Araújo, mãe de Mariana, agradeceu ao prefeito por essa e outras iniciativas que foram promovidas para homenagear Mariana, pela lembrança genuína. “Não gostaríamos de estar aqui, claro, preferíamos que nada disso tivesse acontecido, mas agradecemos imensamente. Quando recebi a ligação com a notícia que o nome dela seria dado a uma escola, nem acreditei. Vai ser muito especial ouvir por aí que as crianças estudam na Escola Mariana Franklin”, concluiu.
A Lei Nº 11.497/2024 foi publicada no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (25), em edição extraordinária. O Projeto de Lei, de autoria do prefeito, foi aprovado na sessão ordinária da Câmara Municipal do dia 11 de novembro.
Sobre Mariana Franklin
Mariana Franklin Ferreira Silva nasceu em 04 de junho de 2006, em Presidente Prudente. Na escola, praticou balé, basquete e vôlei, mas foi na natação que encontrou sua maior paixão, especialmente nas provas de nado livre. Também se destacava no parkour, modalidade na qual chegou a se consagrar campeã.
Mariana começou a nadar aos quatro anos e, com apenas seis, no ano de 2013, passou a integrar a equipe de competição da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes). Representando Presidente Prudente, conquistou pódios individuais e em equipe, em diversas competições estaduais e fora do estado. Sua dedicação à natação era tanta que, mesmo nos últimos dias de vida, continuou competindo com entusiasmo.
Em homenagem a seu legado, no dia 24 de fevereiro de 2024, o Complexo Aquático ‘Antônio Macca’, no Centro Olímpico de Presidente Prudente, realizou o 1º Festival de Natação Unipontal – Troféu Mariana Franklin Ferreira Silva. O evento reuniu 120 atletas, celebrando a trajetória de Mariana na equipe Semepp/Criarte/PrudenAço/Apan. Durante o evento, o prefeito Ed Thomas entregou uma placa em homenagem a seus pais, Shirley Araújo e Wellington Franklin da Silva, e ao irmão Matheus Franklin, honrando a memória e o exemplo que Mariana deixou para todos.
Mariana Franklin testou positivo para a Covid-19 no dia 26 de novembro de 2020 e morreu em 19 de dezembro de 2020, sendo a 182ª vítima fatal da doença em Presidente Prudente.