Após 15 anos, o prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas (PSB), anunciou que deixará o Partido Socialista Brasileiro (PSB). Pela sigla, se reelegeu deputado estadual por três vezes, além de conquistar a cadeira do Executivo em sua segunda disputa.
Alinhado ao presidente Jair Bolsonaro (PL) desde o início de seu mandato como prefeito, Ed alega que a decisão de mudar de partido foi tomada para “garantir a fidelidade aos seus valores pessoais e políticos, que em determinadas situações eram diferentes dos princípios defendidos pela legenda”.
Durante as eleições, o prefeito deixou claro o seu apoio a Bolsonaro, além do governador Rodrigo Garcia (PSDB) no primeiro turno, e de Tarcísio de Freitas (Republicanos) no segundo turno; por outro lado, o PSB esteve na chapa formada com o PT nas disputas pela Presidência, com Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo Governo do Estado, com Fernando Haddad.
O anúncio foi realizado na manhã desta segunda-feira (1º). A carta de desfiliação partidária foi assinada com a presença do presidente do diretório municipal do partido, Cleiton Barbalho, e do secretário municipal de Comunicação, Geraldo Gomes, no gabinete do Paço Municipal “Florivaldo Leal”.
O documento de desfiliação será encaminhado ao diretório estadual do partido e Justiça Eleitoral de Presidente Prudente.
O prefeito deve se filiar ao PL de Bolsonaro ou ainda ao Republicamos que o partido do governador eleito Tarcísio de Freitas.