EMPREGO: “Elas na Técnica” da Alares promove inclusão e capacitação feminina na área de telecom em Prudente e outras cidades

Em 2024, a Alares, operadora com sede em São Paulo que está presente em sete estados e 228 cidades brasileiras, percebeu a escassez de representatividade feminina em funções da área técnica e decidiu implementar um programa para incluir mais mulheres nestas funções.

Uma amostra disso pode ser percebida pelos resultados do relatório da Softex sobre a Indústria de Software e Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação. O estudo mostrou que, em 2021, as mulheres eram apenas 13% dos profissionais no setor de telecomunicações, isso em um país onde as mulheres são a maioria da população. Em ocupações técnicas, esse número é ainda menor, com apenas 6,5% de representação feminina.

O ‘Elas na Técnica’ surgiu, então, como compromisso da operadora para promover presença feminina dentro da área técnica da empresa. Apenas em 2024, foram recebidos mais de 200 currículos e, ao final do processo, foram contratadas colaboradoras nas cidades de João Pessoa (PB), Ourinhos e Presidente Prudente, registrando um aumento de 15% na representatividade feminina da área. Depois de aprovadas, as candidatas passaram por uma semana de treinamento e, ao longo do período de experiência, foram acompanhadas por lideranças do setor.

Apoio:

É o caso de Andreiza Cristine dos Santos, 32 anos, natural de João Pessoa, que ocupa o cargo de Auxiliar de Instalação e Manutenção e já foi reconhecida internamente por sua dedicação. Ela afirma: “O ‘Elas na Técnica’ me proporcionou confiança e empoderamento para seguir carreira em uma área predominantemente masculina, mostrando que as mulheres também têm lugar na tecnologia.” Já Larissa Alves de Oliveira, 27 anos, de Ourinhos, no interior de São Paulo, que foi promovida a Técnica de Instalação e Manutenção em 2025, destaca: “Entrei como auxiliar e, com esforço, consegui me tornar técnica. Comecei sem saber quase nada e hoje realizo manutenções nos clientes, oferecendo melhor qualidade no atendimento e sempre deixando nossos clientes satisfeitos.”

Mesmo sem nenhuma experiência prévia nas funções, as contratadas conseguiram alcançar resultados significativos dentro da Alares e comprovaram que vale a pena viabilizar mais espaço para mulheres que se identificam profissionalmente com a área de atendimento técnico em telecomunicações.

“Elas na Técnica” continua em 2025

“As mulheres têm capacidade para atuar em qualquer função que desejarem e a Alares quer investir nisso!”, conta Simone Oechsler, Diretora de Recursos Humanos da Alares. As inscrições para o ‘Elas na Técnica 2025’ vão até dia 15 de abril e devem ser feitas pelo site https://elasnatecnicaalares.gupy.io/. Neste momento, há 10 vagas abertas, sendo cinco na cidade de Ibiúna (SP), duas em São João da Boa Vista (SP), uma em Presidente Prudente (SP), uma em Limeira (SP) e uma João Pessoa (PB).

Não é necessário ter experiência na área, basta ter concluído o ensino médio, sendo desejável ter CNH na categoria B, se identificar com trabalho em altura e lidar bem com eletricidade. As profissionais contratadas receberão um treinamento técnico especializado para apoiar no desenvolvimento e execução das atividades do dia a dia. Além disso, a Alares oferece salário compatível com o mercado, Vale Alimentação, Vale Transporte, Assistência Médica e Odontológica, PPR (plano de participação nos resultados) e dia de folga no aniversário.

Sobre a Alares
Alares é uma operadora independente de telecomunicações, sediada em São Paulo (SP), que fornece serviços de acesso à Internet de alta velocidade, via fibra óptica, assim como TV por assinatura, streaming, telefonia fixa, dados, além de diversas soluções digitais para pessoas e empresas.

Reúne aproximadamente 2.700 colaboradores e atua em 228 cidades de sete estados brasileiros – São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Bahia. Tem uma rede de 31.000 km de fibra óptica de alta qualidade, com cobertura para conectar mais de 3,2 milhões de lares e empresas, atendendo hoje cerca de 794.000 clientes.

Além do atendimento telefônico e por canais digitais, conta com 126 lojas físicas e equipes próprias de atendimento ao cliente e técnicos de campo, que reforçam o compromisso de qualidade e proximidade com os consumidores.

COMENTÁRIOS