Famílias de Prudente têm até 30 de junho para solicitar substituição gratuita da parabólicas


O sinal da parabólica tradicional está com os dias contados. Famílias de baixa renda de Presidente Prudente que ainda utilizam esse tipo de antena para assistir à TV aberta têm até o dia 30 de junho, às 20h (horário de Brasília), para solicitar a substituição gratuita pelo novo modelo digital. A iniciativa, válida em todo o país, é coordenada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Em Prudente, mais de 650 famílias ainda podem ser beneficiadas com a troca. Para isso, é necessário estar inscrito em algum programa social do Governo Federal e ter uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento na residência.

A ação é executada pela Siga Antenado, entidade sem fins lucrativos, responsável por apoiar a população na migração do sinal analógico da parabólica tradicional (Banda C) para o digital (Banda Ku). O agendamento pode ser feito pelo site www.sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404. Em todo o Brasil, mais de 4,8 milhões de kits gratuitos já foram instalados.

A substituição garante que as famílias continuem assistindo à programação gratuita da TV aberta com qualidade superior de som e imagem. O modelo tradicional, além de ultrapassado, corre risco de sofrer interferência com o sinal da tecnologia 5G, que utiliza a mesma faixa de frequência. Quando o 5G for ativado na cidade ou região, poderá haver travamentos na imagem, chiados, chuviscos e até interrupções completas na transmissão.

Apoio:

Importante destacar que não precisam realizar a troca os beneficiários de programas sociais que já utilizam outros sistemas de recepção de TV, como antena espinha de peixe (aquela comum no telhado), antena digital interna ou serviços de TV por assinatura.

Além de se preparar para o fim da parabólica tradicional, Presidente Prudente também está dando um passo importante rumo à implantação do 5G. A Prefeitura Municipal publicou um decreto que regulamenta a instalação de infraestrutura de suporte para as Estações Transmissoras de Radiocomunicação (ETR), permitindo a entrada efetiva da nova tecnologia no município.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação de Presidente Prudente, Helton Sapia, o decreto foi cuidadosamente construído ao longo de mais de um ano, com foco em segurança, agilidade nos trâmites e modernização da infraestrutura. “O documento esclarece o funcionamento do sinal do 5G e, como o governo municipal se encarrega da certidão de uso de solo para a instalação das torres que vão suportar as novas antenas e equipamentos”, explicou.

De acordo com a Anatel, em junho de 2022, Presidente Prudente já contava com 99,7% da população coberta pela tecnologia 4G. Agora, com a regulamentação e os avanços previstos, o município se prepara para dar mais um salto rumo à conectividade de alta velocidade.

COMENTÁRIOS