Gol marcado por Ronaldo Fenômeno no Prudentão que quebrou alambrado vira websérie

Quinze anos após um dos maiores jogos da história do Estádio Paulo Constantino, o Prudentão, o dérbi Palmeiras x Corinthians, quando Ronaldo, diante de 45 mil torcedores, derrubou o alambrado na comemoração de seu gol aos 47 minutos do segundo tempo, se tornou tema da websérie “Fenomenal”, produzida por formandos em Jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste.

O filme destaca a cobertura jornalística da partida realizada no dia 8 de março de 2009, que se tornou memorável pela forma como o jogo mobilizou não só os apaixonados por seus times, mas também a maior cidade da região, que, com a repercussão da partida, foi projetada e falada mundialmente.

Na ocasião, Ronaldo estava fazendo apenas o seu segundo jogo pelo Corinthians, em seu retorno ao Brasil para encerrar a carreira. Quando entrou em campo, no segundo tempo, e acertou um chute de fora da área no travessão, já era possível compreender como o destino seria histórico para a cidade. Daí surgiu a ideia da websérie, a qual, inclusive, foi nomeada em homenagem ao craque.

Uma websérie ‘Fenomenal’

A websérie documental “Fenomenal” tem três episódios, de 15 a 20 minutos, e cada um conta sobre os bastidores jornalísticos, a mobilização das torcidas e os motivos para este jogo ser tão importante na história do esporte de Presidente Prudente. A equipe de produção, reportagem e cinegrafia da websérie é integrada por Beatriz Zoccoler, Inês Becegato, Nathalia Dias, Rodrigo Marinelli e Vinícius Dalama. A supervisão geral é da jornalista e Profa. Dra. Thaisa Sallum Bacco.

Apoio:


Um dos entrevistados foi o narrador Milton Leite, à época da Rede Globo, que, para a partida, havia preparado uma narração especial caso o Fenômeno entrasse em campo e fizesse um gol. O craque marcou e a narração saiu: “Ronaldo! Senhoras e senhores, o Fenômeno voltou. Gooooool. E como é bom dizer: Ronaldo”.

Outro personagem da websérie é o jornalista Mauro Naves, que era repórter e, por cobrir a Seleção Brasileira, conseguiu a confiança do craque para realizar as entrevistas. Na saída do gramado do Prudentão, após o gol de empate do Alvinegro, em meio à angústia de todos os jornalistas que queriam falar com Ronaldo, inclusive o próprio Mauro, o Fenômeno decidiu, mais uma vez, escolher Naves para conversar.

“Quando eu chegava ele sabia quem eu era, ele me chama de presidente, para você ter uma ideia. Até hoje, o Ronaldo só me chama de presidente. Então eu tinha liberdade de perguntar e também não era nada muito profundo”, explicou Mauro Naves à websérie Fenomenal.

A produção

A websérie Fenomenal conta com 21 entrevistas, com torcedores, jornalistas, político e até mesmo um grafiteiro que revitalizou a arte do Fenômeno no Prudentão. Mas, até que as gravações ocorressem, muito trabalho foi realizado.

“Nosso processo de produção começou em agosto de 2023. Passamos pela pré produção, que conta com pesquisa, análises, referências e construção do projeto teórico, até chegar na parte de produção prática. Foram meses e meses entre pré entrevistas, decupagens, visitas ao Prudentão, filmagem das entrevistas oficiais, viagem para São Paulo, construção do roteiro e edição. Tivemos também algumas semanas para mixagem de áudio, colorização, videografismo e finalização dos três episódios. Posso dizer que foi cansativo, mas nos orgulhamos em mergulhar de cabeça no nosso projeto e fazer tudo que foi possível para atingir a produção de um conteúdo inédito”, explicou a roteirista Zoccoler.

Em 2009, a presença feminina no jornalismo esportivo ainda era escassa e a websérie Fenomenal entrevistou a única repórter de campo mulher que estava na partida.

“As gravações com jornalistas de referência, como a Fabíola Andrade, a única mulher a cobrir o jogo diretamente do gramado naquela época, foram fundamentais para trazer os detalhes e a profundidade que queríamos. A participação dela destaca a importância da presença feminina no jornalismo esportivo e enriqueceu ainda mais a narrativa que construímos. Cada entrevista, história e memória contada sobre a cobertura do gol do Ronaldo e todo o impacto desse momento para a cidade de Presidente Prudente, para o futebol brasileiro, e principalmente, para o jornalismo esportivo, fortaleceu demais o resultado final dos três episódios. Tenho certeza que vai ativar a memória de muita gente”, comentou Inês Becegato, estudante do 8º termo de Jornalismo.

Acadêmicos de jornalismo da Unoeste Rodrigo Marinelli, Inês Becegato, Nathalia Dias, Beatriz Zoccoler e Vinícius Dalama, durante a produção da websérie.

Serviço

O lançamento da websérie Fenomenal será no dia 18 de novembro de 2024, às 20h, no teatro Cesar Cava, em Presidente Prudente. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Na mesma data, às 21h30, os três episódios também estarão disponíveis no canal do YouTube @webseriefenomenal. O teatro Cesar Cava fica localizado na Rua José Bongiovani, 700 – Cidade Universitária, Bloco B.

TEASER | WEBSÉRIE FENOMENAL (youtube.com)

COMENTÁRIOS