Homem é multado em mais de R$ 900 por jogar lixo em área de preservação


No último fim de semana, uma equipe da Polícia Ambiental realizou vistoria em uma chácara às margens da Rodovia SP 425 em Presidente Prudente, onde o local é utilizado como depósito de resíduos sólidos e criação de suínos, sendo constatadas algumas irregularidades em área de preservação permanente, ou seja, a menos de 30 metros de um curso d’água com menos de 10 metros de largura existe no local.

O local é utilizado para depósito de resíduos sólidos provenientes da construção civil, lixo doméstico e separação de material reciclado e há criação de suínos em pocilgas.

Em contato com o responsável da área, um homem de 56 anos, foi solicitada a Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação documentos esses exigidos pela Cetesb e ele disse que desconhecia da necessidade. Foi solicitada também a autorização para a utilização da APP e alegou desconhecimento.

Diante dos fatos foi confeccionado um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 991,50 por dificultar a regeneração natural de demais formas de vegetação em área de preservação permanente, com base no artigo 48 da Resolução SIMA-05/2021. A área objeto da autuação foi embargada, bem como atividade de depósito de resíduos e criação de suínos.

Apoio:


A ocorrência será comunicada via ofício à Delegacia de Polícia local e o envolvido responderá criminalmente. Também será enviado ofício à Cetesb quanto ao depósito de resíduos sem licenciamento ambiental.

COMENTÁRIOS