Livro sobre pioneira de 92 anos de distrito de Prudente é lançado

Ocorreu neste fim de semana, no Circuito Eventos, o lançamento do livro de memórias de Neusa Maria Bota Marques, que nasceu no sítio Córrego da Onça, no então distrito de bairro de Ponte Alta. O evento ocorreu durante a celebração de seu aniversário de 92 anos.

O livro, intitulado “Neusa, uma luz entre nós”, foi escrito em colaboração com o jornalista piracicabano Edilson Rodrigues de Morais. Durante oito meses, ele se encontrou com dona Neusa para ouvir suas histórias e redigir o livro. O resultado é um texto belo, que legará para as gerações futuras um vislumbre do passado e do trabalho (ainda presente) deste ser humano tão especial, que é testemunha ocular da história de Presidente Prudente.

Neusa é a mais velha de 14 irmãos, filhos do casal Júlio Botta e Paulina Maria das Dores. Pelo lado paterno, é neta do italiano Pacifico Botta e de Iria Candida de Jesus. Pelo lado materno, de José Bueno de Oliveira e Maria Brandina das Dores.

Em setembro de 1959, Neusa se casou com Reynaldo Marques do Rosário, filho caçula dos portugueses Manoel Marques do Rosário e Antonia de Jesus. Conforme detalhado no livro, ela se casou após pedido de seu sogro a seu pai, com a incumbência de cuidar de sua sogra, Antonia, que estava doente. Com Reynaldo, teve nove filhos: Reinaldo, Rute (in memoriam), Roberto, Renilde, Rubens, Rita, Rodolfo, Renato e Raul.

Apoio:


Lúcida e ativa, foi bordadeira, benzedeira, líder comunitária, hoje é uma exímia contadora de histórias.

COMENTÁRIOS