A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública de Presidente Prudente (Semob) informa que encerrou nesta segunda-feira (31/03) o prazo anual para cadastramento e recadastramento de taxistas, mototaxistas e condutores de transporte escolar, referente a 2025.
Somente os motoristas de aplicativo ainda podem realizar novos cadastros ou o recadastramento, que vai até dia 30 de abril.
Conforme os dados da Semob, o número de veículos vistoriados foi abaixo do esperado. O balanço desta segunda (31/03) mostra que 340 veículos realizaram a vistoria, sendo 120 de aplicativos, 122 taxistas e 97 de transporte escolar. A categoria de mototaxistas registrou apenas uma vistoria.
De acordo com o coordenador de Educação para o Trânsito da Semob, Luiz Henrique Oliveira da Cruz, o processo de cadastramento é importante, pois garante a segurança dos usuários. “Esse trabalho é para oferecer segurança para os passageiros, tanto pela vistoria veicular, quanto pela verificação das informações dos transportadores”, explicou Luiz.
Ainda conforme o coordenador, a partir de agora, a pasta passará a realizar fiscalizações e os motoristas de táxi, mototáxi e escolares que estiverem irregulares serão autuados e sofrerão as medidas administrativas, pois passado o prazo, já estão em desconformidade com as Leis de trânsito e com as medidas de segurança.
Motoristas de app
Os condutores que exploram o serviço de transporte individual privado remunerado de passageiros, intermediado por aplicativos ou outras plataformas de comunicação em rede têm até mais um mês para se regularizarem, até dia 30 de abril.
Para novos cadastros, o interessado deve realizar o procedimento exclusivamente no site presidenteprudente.1doc.com.br. No caso de dúvida, o motorista pode procurar o protocolo geral, localizado no Atende Prudente, Rua Marechal Floriano Peixoto nº 342, Vila Marcondes.
Já o recadastramento anual precisa ser efetivado junto ao Protocolo Geral, localizado no Atende Prudente, Rua Marechal Floriano Peixoto nº 342, Vila Marcondes, Presidente Prudente/SP, das 8h30 às 16h30.
A Semob alerta que a falta de regularização poderá resultar na abertura de processo administrativo, com possibilidade de cassação do alvará e bloqueio do licenciamento veicular.