NELSON BUGALHO: Ex-prefeito é nomeado perito socioambiental do desastre da barragem de Mariana-MG

O juiz federal Michael Procopio Ribeiro Alves Avelar, da 4ª Vara Cível e Agrária de Belo Horizonte, selecionou o ex-prefeito de Presidente Prudente, Nelson Roberto Bugalho, como novo perito judicial para a área socioambiental no processo de reparação pelo rompimento da barragem de Mariana. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (25).

Bugalho foi prefeito entre 2017 e 2020 – eleito pelo PTB em 2016, ele chegou a disputar reeleição em 2020 pelo PSDB, mas não teve sucesso nas urnas e terminou a disputa em 5º lugar. Antes da prefeitura, atuou como vice-presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), agência do governo paulista responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição.

Foi promotor de carreira do MP paulista e, atualmente, mantém um escritório de advocacia mais voltado ao Direito Penal. “Tal como já exposto em decisões judiciais anteriores, a perícia técnica possui uma importância ímpar na condução do Caso Samarco, haja vista que as consequências do evento danoso têm reflexos em diversos aspectos da população atingida, o que requer conhecimentos específicos que fogem, em muito, do domínio técnico próprio das carreiras jurídicas”, mostra trecho da decisão.

Nelso Bugalho vai realizar levantamentos sobre, quais foram os problemas sociais que o desastre trouxe para Mariana e a região, e assim, fornecendo à justiça parâmetros para indenizações e ações de recuperação da região e seus cidadãos.

Apoio:


DESASTRE

Desastre de Mariana ocorreu em 5 de novembro de 2015 e foi a maior tragédia ambiental da história do Brasil.

O acidente foi provocado pelo rompimento da Barragem do Fundão, usada para guardar os rejeitos de minério de ferro explorados pela empresa Samarco.

O evento causou a destruição do meio-ambiente, contaminação do rio, do solo e um saldo de 19 mortos.

COMENTÁRIOS