O espetáculo solo do ator/palhaço Zé Ricardo Bassani, de Presidente Prudente, fará sua estreia no próximo domingo, às 15h, no Sesc Thermas.
Pela primeira vez o artista vai para a cena sozinho: “Foi esse desafio que me motivou sair da zona de conforto e a criar um solo, pela vontade de expressar minha visão artística para o público. Espero que esse trabalho novo traga alegria para o público, porque de tristeza já basta os boletos e os feriados nos domingos”, se diverte Zé Ricardo ao relatar.
Destinado a todos os públicos, o espetáculo narra a história do “Internacionale Cirque du Jonzé”, produzido pelo personagem Jonzé que, na estreia do espetáculo, descobre que toda a trupe formada por Equilibrista, Domador de Feras, Bailarina e Mágico, desapareceu!
Garantindo a alegria e a magia do circo, Jonzé salvará o espetáculo, porque o show não pode parar! Música, mágica e muita palhaçada fazem parte dessa trama ideal para quem quer dar boas gargalhadas.
Sobre a arte do palhaço, Zé Ricardo fala sobre o ” SIM ” do palhaço diante dos desafios, e traz esse pensamento para o problema em questão, abrindo um universo inteiro de possibilidades. Traduzir o universo do Circo pela visão do palhaço revela o lado humano (erros, frustrações, fraquezas) das figuras artísticas de alta performance do Circo (trapezista, malabarista, mágico etc..), como pessoas em primeiro lugar. “Não se trata de uma sátira e sim de um palhaço empenhado e dedicado a realizar as grandes façanhas dos artistas circenses”, Zé Ricardo comenta.
Na montagem, Zé Ricardo atua, dirige e é produtor e idealizador do projeto, contando ainda com provocações de Vinni Masteguim (Cirque du Soleil – EUA). O conceito do figurino foi criado por Gabriela Sousa, o cenário por Natália Bortoláso e a costura é de Léia Rissi.
O espetáculo tem duração de 55 minutos, com classificação livre.
Zé Ricardo Bassani tem uma carreira artística bastante diversa, com formação musical na UNOESTE e no Conservatório de Tatuí e formação técnica em Arte Dramática pelo SENAC de Presidente Prudente, além de ser graduando em teatro pela FAMOSP. É produtor cultural, professor de música no Colégio Cristo Rei e no Projeto Guri. Atualmente, além do seu espetáculo solo Internacionale Cirque Du Jonzé, tem circulado por festivais dentro e fora do Brasil com a Cia Aliteatro, da qual é cofundador e também tem atuado no Espetáculo Super Tosco, com o Grupo Rosa dos Ventos. Em pesquisa atual, visa o aprofundamento no “estado de Palhaço, de presença do aqui e agora”, nas peculiaridades entre Palhaço de Rua/Circo e Teatro e comédia física.
“Como dizia Raul: “prefiro ser essa metamorfose ambulante”! E, resumidamente, é isso, trago para o público, um trabalho novo, solo, uma mistura de Habilidades e Inabilidades, sincera, sem filtro e com todo carinho e respeito.” Finaliza Zé convidando o público para este Domingo.
SINOPSE
Em sua estreia, inédita e pela primeira vez, o “Internacionale Cirque du Jonzé” chega trazendo toda sua magia e alegria! Com um espetáculo contagiante, o Apresentador palhaço Jonzé guiará sua trupe formada por Equilibrista, Domador de Feras, Bailarina e um Mágico! Mas espera! Houve um problema, a trupe ainda não apareceu!!! E agora? Como Jonzé resolverá esse problema? O Show não pode parar!