Presidente Prudente já foi oficialmente capital honorária do Estado de São Paulo, não por um dia, mas sim por dois dias. O ano era 1979 e o governador do estado era o conhecido engenheiro Dr. Paulo Salim Maluf, que havia recem assumido o posto pelo voto indireto, criou o o projeto “Governo Itinerante”, e após um decreto governamental trouxe toda a estrutura do Palácio dos Bandeirantes para Presidente Prudente.
Na época o objetivo era atender e entender as demandas dos municípios da região, ao qual já era conhecida como a 10ª Região Administrativa. Nos dias 08 e 09 de junho de 1979, o então prefeito Paulo Constantino, recebia toda a comitiva governamental no campus da Toledo, onde se instalou o governo paulista.
Maluf acreditava que despachando diretamente com os líderes locais e com parte da população, conseguiria criar soluções para obliterar os problemas da época na região da Alta Sorocabana.
Como Maluf era engenheiro, seu governo sempre foi baseado em obras, e desses dois dias em Presidente Prudente, surgiram as obras das mais de mil casas da COHAB, do viaduto Tannel Abbud e do Ceasa, além de inúmeras melhorias na malha viária da região, bem como construção de algumas creches.
Confira o decreto oficializando Presidente Prudente como capital honorária do Estado de São Paulo: