O atletismo do Oeste Paulista apareceu três vezes na convocação para as Paralimpíadas de Paris 2024. A segunda etapa da convocação, a qual integra a modalidade, foi divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
A velocista Jerusa Geber dos Santos e o arremessador Eduardo dos Santos Pereira estão na lista. Além deles, está o atleta-guia de Jerusa, o velocista prudentino Gabriel Garcia – convocado recentemente pelo revezamento 4x100m para os Jogos Olímpicos de Paris.
A acreana Jerusa dos Santos é a atual recordista mundial dos 100m na categoria T11 (deficiência plena da visão). Contudo, busca o ouro inédito em Paralimpíadas. Em 2021, em Tóquio, a corda-guia quebrou e levou junto o sonho de conquistar a “cereja do bolo” para o velocista, de 42 anos. Ao lado da dupla, estará ainda o mato-grossense Luiz Henrique Barbosa da Silva, marido da velocista e técnico do Time da Jerusa, em Presidente Prudente.
Eduardo dos Santos Pereira é natural de Cubatão, mas enraizado na região de Prudente. Assim como Jerusa, o paratleta da Associação Paradesportiva do Oeste Paulista (Apop) esteve no último Mundial da categoria, no Japão. Eduardo é do arremesso de peso F34 (paralisia cerebral) e foi prata em uma disputa internacional em Dubai, no começo do ano. A conquista simbolizou a evolução durante a reta final de ciclo paralímpico, coroada agora com a convocação.
Na primeira parte da convocação, já havia surgido o nome do prudentino Rogério Júnior, do parabadminton. Ex-competidor do Sesi Prudente, Rogério reside e treina atualmente em Curitiba.