A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por intermédio das Unidades Especializadas DIG/DISE, em ação conjunta com o Centro de Inteligência Policial (CIP) de Dracena e o Plantão da Central de Polícia Judiciária (CPJ), prendeu na última quinta-feira, 24 de abril, um homem de 51 anos, contra o qual havia mandado de prisão definitiva, com cumprimento em regime semiaberto. Ele também será investigado pela prática de violência doméstica contra os próprios pais.
A operação teve início quando o genitor, de 78 anos, procurou o Plantão da CPJ em Dracena para relatar que o filho, dependente químico, vinha ameaçando o casal para obter dinheiro com o intuito de adquirir entorpecentes. O idoso informou ainda que a esposa, de 71 anos é cadeirante, sofre de diversas enfermidades, e que a convivência com o filho tornou-se insustentável diante das agressões verbais, ameaças físicas e uso indevido do cartão bancário dos pais por parte do agressor.
Diante da gravidade dos fatos, o casal solicitou medida protetiva de urgência, requerendo o afastamento do filho do convívio familiar.
Durante o registro da ocorrência, com o apoio do Centro de Inteligência Policial da Delegacia Seccional de Dracena, foi constatado que o agressor era procurado pela Justiça, com mandado de prisão expedido pela Unidade Regional do Departamento Estadual de Execução Criminal (DEECRIM) da 5ª RAJ, da Comarca de Presidente Prudente.
Diante da situação, os policiais da DIG/DISE deflagraram a “Operação Paz no Lar”, com o objetivo de garantir a proteção e a dignidade do casal de idosos. O investigado foi localizado e preso no bairro Jardim Brasilândia.
Conduzido ao Plantão da Central de Polícia Judiciária, teve a ordem de prisão formalizada e passará por audiência de custódia, sendo posteriormente encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanecerá à disposição da Justiça. O indivíduo possui uma extensa ficha criminal, com antecedentes por furto, estelionato, tráfico de drogas, ameaça e injúria, e agora responderá também por violência doméstica contra os próprios pais.