A famosa culinarista Palmirinha Onofre faleceu neste domingo, 07 de maio, aos 91 anos de idade.
Ela estava internada com problemas renais desde 11 de abril. Participou de diversos programas de TV, inclusive ja fez cinema e se tornou muito conhecida.
Palmira Nery da Silva Onofre nasceu em Bauru, em 29 de junho de 1931. Filha de uma família humilde, Palmirinha foi entregue para uma senhora francesa aos 6 anos de idade, para ser sua dama de companhia. Ela ainda mantinha contato com os pais, mas aprendeu os primeiros pratos com a francesa Georgette.
Com a morte do pai, aos 13 anos de idade, Palmirinha voltou para a casa da mãe, para ajudar nas despesas e tarefas domésticas. E ainda muito jovem se casou com um homem violento, que a agredia constantemente. Mãe de três filhas, ela resolveu largar o marido quando as filhas cresceram, por não aguentar mais a violência doméstica.
Palmirinha teve dificuldades para conseguir emprego, pois naquela época mulheres separadas eram mal vistas pela sociedade. Ela então começou a cozinhar para fora, após se separar do marido, para poder sustentar as filhas. De origem humilde, Palmirinha chamou a atenção ao ser entrevistada no programa Silvia Poppovic, e foi convidada por Ana Maria Braga para participar do programa Note Anote, na TV Record.
Logo Palmirinha encantou o público brasileiro com seu jeito simples, e participou de diversos programas na televisão, como Mulheres, Pra Você e TV Culinária, na TV Gazeta, e chegou a apresentar o Programa da Palmirinha, na Fox.
Famosa também nas redes sociais, Palmirinha Onofre atuou no filme Internet: O Filme (2017), que tinha diversos influenciadores digitais no elenco.
Fonte: Memórias Cinematograficas