O professor Dr. João Francisco Galera Monico e o aluno de iniciação científica, Brian Leite Machado, pesquisadores do Grupo de Estudo em Geodésia Espacial (GEGE), do Departamento de Cartografia, colaboram no programa Develop da Nasa, com estudos do Clima Espacial no Brasil.
No início de agosto, foram realizadas as apresentações do programa no Instituto de Pesquisa Científica Langley Research Center, localizado em Hampton, Estados Unidos, onde os colaboradores, representando a FCT Unesp, foram parceiros, processando os dados que possibilitaram a análise final.
Além da Unesp, estão envolvidos no projeto a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e as empresas John Deere e SLC Agrícola.
O Programa
O Develop conduz estudos de viabilidade entre as informações de ciências da Terra e a sociedade e visa divulgar os produtos da Nasa, como as imagens do satélite Gold, que foi utilizado na pesquisa do GEGE. Os projetos abordam prioridades e preocupações em nove áreas temáticas: Agricultura, Clima, Desastres, Conservação Ecológica, Energia, Saúde e Qualidade do Ar, Desenvolvimento Urbano, Recursos Hídricos e Incêndios Florestais.
“Atuamos na parte do Clima Espacial do Brasil, estimando os erros causados pela atividade ionosférica no posicionamento GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite) em uma fazenda localizada em Minas Gerais”, explica o pesquisador Brian Leite.
O projeto demonstrou como o clima espacial afeta a produtividade agrícola no Brasil, uma vez que o país depende intensamente do GNSS para a agricultura de precisão.
A reunião final do projeto ocorreu no dia 7 de agosto e abriu novas perspectivas para contribuições técnico-científicas, tanto em colaborações entre a Unesp e a Conab quanto entre a Unesp e o Langley Nasa Center, explica Galera. “Vi neste pedido uma excelente oportunidade de colaboração. Assim, a plataforma foi liberada para uso, e a FCT Unesp manifestou seu interesse em colaborar. Quase imediatamente, a Unesp recebeu um convite para contribuir com um dos projetos do Develop, o qual foi prontamente aceito. Desde então, várias reuniões foram realizadas com o grupo de pesquisadores para discutir a pesquisa usando GNSS, tema esse que também é desenvolvido no GEGE.”
Os resultados do Develop serão publicados em formato de artigo nas próximas semanas. O professor Galera também conta que está “programando uma visita ao Goddard Space Flight Center da Nasa em setembro próximo, com o objetivo de discutir novas possibilidades de colaboração”.
Para o graduando Brian, ter tido contato com pessoas que trabalham na Nasa foi uma experiência única. “Pude aprimorar meu inglês em reuniões em grupo e individuais com os integrantes do programa e estreitar os laços entre minha pesquisa e o exterior. Coloquei em prática diversos conceitos aprendidos em minha pesquisa e também no GEGE do qual faço parte. Agradeço a confiança do meu professor em meu trabalho’’, finaliza.