O Rotary Club Presidente Prudente Sul realizou mais uma edição de suas palestras mensais na última quinta-feira (16), desta vez com a participação do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, que abordou sobre “Liderança empresarial e oportunidades do Agronegócio Paulista para o ano de 2025”.
De acordo com o presidente do clube, Fernando Bertaco, o clube também tem o compromisso de disseminar conhecimento e promover diálogos relevantes para a comunidade. “O Rotary Club Presidente Prudente Sul é composto por membros de diversas áreas da sociedade, todos atuando como referência em seus campos. Isso permite que a informação e os aprendizados compartilhados aqui sejam multiplicados por líderes de diferentes setores da comunidade. Desde o início de nossa gestão, temos promovido palestras mensais com grandes nomes regionais, sempre com o objetivo de inspirar e contribuir para o desenvolvimento local”, salientou.
O convite a Guilherme Piai surgiu durante uma reunião do clube, quando foi levantada a ideia de trazer um gestor público que estivesse se destacando por seu trabalho na região, um dos objetivos alinhados aos valores rotarianos. “No final de 2024, com a realização da Feicorte em Presidente Prudente, nossos integrantes aproveitaram a oportunidade para formalizar o convite, prontamente aceito pelo secretário”, destacou Bertaco.
Guilherme Piai iniciou a palestra destacando a importância da liderança empresarial e da valorização dos colaboradores, que foi sua primeira meta ao assumir a pasta em outubro de 2023. “Cuidar do bem-estar, pessoal e da capacitação das pessoas é fundamental para alcançarmos nossos objetivos de forma eficiente para evoluirmos como pessoas e profissionais melhores”, disse.
Sobre o futuro do agronegócio, um dos principais destaques de sua fala foi o potencial do biometano, uma fonte limpa de energia produzida a partir da cana-de-açúcar. “Presidente Prudente, com sua visão de futuro, vai se consolidar como uma cidade modelo no uso de biometano no Brasil”, antecipou. “Nosso objetivo é transformar Prudente na ‘Cidade Verde’ do país, promovendo energia sustentável, reduzindo custos e avançando na transição energética de forma segura e eficiente”, enfatizou.
Regularização Fundiária
Segundo Guilherme Piai, cerca de 600 mil hectares na região são passíveis de regularização fundiária, dos quais aproximadamente 150 mil hectares já foram concluídos, representando 25% do total. “Além disso, outros 150 mil hectares estão em andamento nos processos internos da Fundação Itesp, configurando o maior volume de regularização fundiária na história do Estado”, comemorou. Por fim, lembrou que lei a qual permite o início de processos de regularização fundiária foi prorrogada até dezembro de 2026, assegurando segurança jurídica para todos.
Edições anteriores
Nos últimos meses, o clube recebeu para palestras o Juiz do Trabalho, Regis Bersanin Niedo; o presidente da FEAPP, Leandro Pires; o presidente da Acipp, Raul Audi; e os médicos Giovana Artoni (geriatra) Antonio Carlos Mariotti (urologista).