PP e União Brasil fazem federação e Prudente terá grupo com 5 vereadores

O presidente nacional do Progressistas (PP), senador Ciro Nogueira (PI) anunciou na terça-feira, 18, que o partido decidiu seguir com as negociações para formar uma federação com o União Brasil. A decisão foi informada depois que a presidência da sigla convocou reunião para consultar a Executiva Nacional sobre o tema.

“Após intensa discussão, deputados federais, senadores e presidentes de diretórios estaduais decidiram, por unanimidade, dar pleno aval à presidência do partido para prosseguir as tratativas no sentido de consolidar a criação da federação”, escreveu Ciro Nogueira em uma publicação no X (antigo Twitter).

Nesta quinta-feira, 20 de março, os dois partidos selaram a parceria em definitivo.

Apoio:

A formação de uma federação partidária significa que as duas ou mais legendas envolvidas atuam de forma unificada em todo o país, como se fossem um único partido. A federação é uma entidade com personalidade jurídica própria e deve ter um estatuto que estabelece suas regras de funcionamento.

O acordo envolve divisão do Fundo Partidário e tempo de televisão e deve vigorar por pelo menos quatro anos. Essa é a principal diferença entre uma federação e uma coligação, aliança que termina após o período eleitoral.

Se confirmada, a junção do PP e do União Brasil resultará na maior bancada dentro da Câmara dos Deputados, com 109 parlamentares, e os maiores repasses de verba.

Presidente Prudente
Após a confirmação e regulamentação da Federação entre União Brasil e PP, a Câmara de Vereadores terá cinco vereadores integrantes. Edgar Caldeira (União), Sara Lopes (União), Babu da Cohab (PP), Edu da Padaria (PP) e o presidente da Câmara William Leite (PP).

A Federação PP-União Brasil acaba se tornando o grupo político mais forte em Presidente Prudente também.

COMENTÁRIOS