Considerado com inteligência superior à média, o aluno Miguel Rosa, de 9 anos, segue acumulando prêmios nas mais diversas competições ligadas à educação. A mais recente conquista foi na Olímpiada Internacional de Matemática (GJMOC, na sigla em inglês), competição online para alunos do ensino fundamental e médio, em que foi um dos oito alunos contemplados com a medalha de bronze.
O objetivo dessa competição é introduzir e proporcionar exposição aos alunos sobre o propósito central do aprendizado da matemática, que é desenvolver o pensamento lógico e crítico, além de uma mentalidade e atitude de resolução de problemas.
O resultado foi celebrado pela mãe, Josiane Luzia Mendonça, que ressaltou o alto nível da prova. “Nenhum brasileiro conseguiu medalha de ouro e prata. Somente oito conseguiram bronze e destes, apenas o Miguel é de escola pública”, disse.
Matriculado na Escola Municipal José Carlos João, Miguel já coleciona diversas outras premiações, incluindo internacionais. Dentre elas, destacam-se o certificado de Jovem Cientista pela Agência Espacial Brasileira, o certificado do International Astronomical Search Collaboration e a recente medalha de prata na Olimpíada Principia de Física, competição nacional da plataforma Medalhei.
“Meu coração fica cheio de orgulho e emoção. É muito bom ver ele se superando. A prova da GJMOC é muito difícil e desafiadora, acho que a mais difícil que ele já participou”, declara a mãe.