Pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Educação oferta contribuição à Be Active, a primeira plataforma on-line do Brasil em reunir as principais metodologias ativas, cujas estratégias são voltadas à participação de autonomia de aprendizagem por meio de situações reais. Com dissertação apresentada em defesa pública, o estudo científico do analista de sistemas, matemático e professor André Luiz Rossetti de Melo propõe cards com sugestões de estratégias pedagógicas e cria algoritmos para correlacionar resultados e diagnóstico.
A orientadora Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos conta que a banca examinadora pontuou dois pontos fortes da pesquisa: a análise de literatura internacional, com temas correlatos; e a criação dos cards na Be Active com propostas sobre métodos educacionais, culminando com a criação de algoritmos. “Foram exploradas pesquisas realizadas em contextos de outros países, que se assemelham com o que se propôs a estudar”, pontua a orientadora para explicar a relação do estudo com base científica em teóricos sobre as estratégias analisadas.
Formação relevante
Com foco na Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), as estratégias pedagógicas foram relacionadas aos resultados de diagnóstico Vark, da sigla Visual, Auditivo, Leitura/Escrita e Cinestésico; que propõe que a aprendizagem ocorre por meio tais habilidades, individualmente com o foco centrado em uma delas e com a possibilidade de poder ser multimodal, quando acontece por meio de duas ou mais habilidades. A Dra. Danielle entende que a formação de André em computação foi relevante por ter conseguido se apropriar de questões da área da educação.
“Foi possível respeitar aquilo que a educação pede para essa apropriação teórica, o que é necessário para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas ativas que tragam o protagonismo do estudante. Foram criados algoritmos para correlacionar aos resultados de metodologia ativa com os resultados do diagnóstico Vark. O André criou e testou algoritmos. A pesquisa deixa a recomendação que outros sejam algoritmos sejam criados, testados e implementados na Be Active”, comenta para dizer sobre a pretensão futura.
Título de Mestre
A intenção é a de que seja possível alcançar uma análise mais completa dos dados produzidos pela Be Active com relação aos resultados das diferentes metodologias ativas e também dos diferentes diagnósticos de aprendizagem. Durante a defesa pública, na quinta-feira (13), André disse que os cards foram elaborados com embasamento nos conteúdos dos autores dos artigos pesquisados e com o auxílio dos programadores da Be Active. Para validação dos cards, além da base teórica, consultou cinco especialistas através de formulários, sendo quatro de estilos de aprendizagem e um design instrucional.
A dissertação com o título “Estratégias pedagógicas com base nos estilos de aprendizagem Vark na plataforma Be Active” foi avaliada pelo Dr. Sidinei de Oliveira Souza, na condição de membro interno do Programa; e Dr Adilson Eduardo Guelfi, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoeste, como membro externo ao Programa. André foi aprovado para receber o título de Mestre em Educação e incluiu nos seus agradecimentos a doutoranda Vanessa dos Anjos Borges e os programadores da Be Active, Luiz Santana e Diego Machado.