PROJETO GURI: A Orquestra Sinfônica que enriquece a cultura de Presidente Prudente e região


A Orquestra Sinfônica do GURI de Presidente Prudente é um dos 29 Grupos Musicais do GURI, o programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, que em 2025 celebra 30 anos.

A Orquestra tem patrocínio Master de CTG Brasil e parceria da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente. O Polo de Presidente Prudente é patrocinado por CTG Brasil e SICOOB.

Com uma temporada anual de concertos, a Orquestra é composta por 47 alunas e alunos. Em 2024, o grupo realizou seis apresentações na cidade e região, incluindo os municípios de Junqueirópolis, Martinópolis, Regente Feijó e Ouro Verde. Todos com entrada gratuita. Ao todo, cerca de duas mil pessoas assistiram aos concertos.

Única orquestra de Presidente Prudente e região a ter uma temporada regular e ininterrupta de concertos, a Sinfônica do GURI leva música de qualidade, com repertório rico e diverso, às cidades do Oeste Paulista.

Apoio:


Em 2024, o grupo tocou sob a regência dos maestros convidados Marlon Camatari e Wladimir Albano Cruz Junior, e interpretou clássicos da música popular à música de concerto, como obras de Ary Barroso, Alberto Nepomuceno, Franz Schubert, Serguei Prokofiev, entre outros. Entre as participações especiais, destaque para a presença do educador Ivan Molaro, do Polo GURI Ouro Verde, que foi homenageado no último concerto do ano por sua atuação de quase 30 anos no programa.

E a Temporada 2025 promete ser tão rica quanto. Em breve, mais informações. Para saber mais sobre o programa e a Orquestra Sinfônica do GURI de Presidente Prudente, acesse: souguri.art.br.

Patrocinadores da Santa Marcelina Cultura – O GURI conta com os patrocínios: Diamante: CTG Brasil; Master: Bank of America; Ultra; Toyota; Ouro: Tauste Supermercados; Arteris; Adufértil; Chiesi; Verzani & Sandrini; Prata: Novelis; Smurfit Westrock; BASF; WEG; Citrosuco; Capuani; Usina Santa Maria; Sicoob; Vitafor; Maza; Indústrias Colombo; Caterpillar; Grupo Maringá; Bronze: Santos Brasil; ACIF-Franca; Apoio Cultural: Frisokar; Ipiranga Agroindustrial; Instituto Center Norte; Mercedes-Benz; Ibiúna Investimentos; Castelo Alimentos; Pirelli; Tegma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização: Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura; Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Santa Marcelina Cultura.

Sobre o GURI

O maior programa de educação musical e desenvolvimento humano do Brasil, criado e mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, sob gestão da Santa Marcelina Cultura, está completando 30 anos em 2025. Com oferta de arte e cultura, mais de 1 milhão de crianças, adolescentes e jovens já passaram pelo GURI, que beneficiou também suas famílias e comunidades. Com mais de mais de 100 mil vagas gratuitas, o GURI está presente em mais de 500 polos de ensino espalhados por todo o Estado – capital, região metropolitana, interior e litoral de São Paulo. Do canto ao instrumento, do popular ao erudito, são inúmeras opções. Além dos Cursos Regulares – divididos entre Iniciais e Sequenciais, o GURI oferece atividades extracurriculares, como os Cursos Livres – Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria, e ainda o GURI 4.0 – que abrange os cursos EaD, as videoaulas e as transmissões ao vivo no canal @SouGURI no YouTube. Outra ação complementar é o GURI nas Escolas, que oferece atividades pedagógico-musicais dentro das escolas da rede pública de ensino. Aos alunos e às alunas do programa que buscam um aprimoramento mais avançado, também tem os 29 Grupos Musicais do GURI. Para saber mais, acesse souguri.art.br.

Grupos Musicais do GURI

Os Grupos Musicais são conjuntos responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, reúnem alunos e alunas de diferentes cidades e realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência cultural e a sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares. Com diferentes formações, os 29 Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, grupo de música instrumental brasileira, percussão e corais (infantil, juvenil e familiar).

Orquestra Sinfônica do GURI de Presidente Prudente

A orquestra sinfônica é a mais complexa formação instrumental da música ocidental. Em suas fileiras, ela combina naipes de diferentes famílias – cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), madeiras (flauta, clarinete, fagote e oboé), metais (trompa, trompete, tuba e trombone) e percussão. Sua forma, porém, é flexível, e pode mudar de acordo com o repertório. É comum que orquestras alterem sua formação ao longo de um concerto, atendendo a exigências de cada peça, podendo adicionar ou suprimir instrumentos ou até seções inteiras. A Orquestra Sinfônica do GURI de Presidente Prudente foi criada em 2012 e executa obras do período barroco ao contemporâneo. Se apresentou com Jean Reis, Arthur Barbosa e Ariel Britos. Tocou na abertura do Festival de Inverno de Presidente Prudente (SP) e no Festival de Inverno de Londrina (PR). Em 2021 recebeu orientações de Eliane Tokeshi e Fábio Presgrave na produção audiovisual da obra’ Palladio’, de Karl Jenkins. Em 2022, foi regida por Alba Bonfim.

Santa Marcelina Cultura

Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, GURI, Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social. O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

COMENTÁRIOS