O município de Presidente Prudente, representado pelo vice-prefeito, José Osanam, recebeu nesta terça-feira (25/03), em evento realizado no Memorial da América Latina, o ‘Prêmio Excelência Educacional 2024’, que foi entregue pelo Governador Tarcísio de Freitas.
Presidente Prudente foi premiada em duas categorias, somente 72 cidades do Estado receberam as duas premiações. A secretária Municipal de Educação (Seduc), Karina Gomes, e o supervisor de ensino, Edimar Aparecido Silva, também participaram da cerimônia.
O primeiro prêmio foi na categoria ‘Município Campeão da Alfabetização’. Prudente alcançou os índices com 15 unidades escolares, que foram destaque na Avaliação de Fluência Leitora. Além da placa com o reconhecimento entregue pelo governador, cada escola receberá uma premiação em dinheiro pelo desempenho, no valor de R$ 100,00 por aluno.
As unidades premiadas são: EM Alberto Bernardes Sotelo, EM Antônio Moreira Lima, EM Rotariano Antônio Zacharias, EM Catarina Martins Artero, EM Francisca de Almeida Góes Brandão, EM Gisele Dalefi, EM Doutor João Franco de Godoy (Navio), EM João Sebastiao Lisboa, EM José Carlos João, EM Coronel José Soares Marcondes (Bosque), EM Maria do Socorro Brito de Almeida, EM Maria Isabel Barbosa Negrão, EM Ocyr Azevedo, EM Rosana Negrão Freitas dos Santos e EM Rosy Odetty Roriz Brandão.
A segunda honraria foi ‘Prêmio Excelência Educacional, município Destaque na Alfabetização. As premiaçãos integram o programa Alfabetiza Juntos SP, promovido pelo do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, destinado aos 645 municípios paulistas e às 91 diretorias de ensino.
Uma das premiações foi concedida para os municípios com escolas vencedoras no Prêmio Excelência Educacional, que reconheceu 1.171 escolas municipais de 442 cidades; e outro para os 100 municípios que obtiveram os melhores resultados na Avaliação de Fluência Leitora. 72 prefeituras receberam ambas as premiações.
O Prêmio Excelência Educacional teve como critério o Índice de Excelência Educacional (IEE), baseado nos resultados do Saresp. Cada escola tinha uma meta individual, considerando evolução de notas, complexidade da unidade, tamanho, vulnerabilidade social e se integra o regime de ensino em tempo parcial ou integral. Já o reconhecimento aos 100 municípios destaque na alfabetização levou em conta os melhores índices de fluência leitora, uma métrica essencial para avaliar o desenvolvimento das crianças.
O secretário de Estado da Educação, Renato Feder, destacou que a premiação é parte de um esforço mais amplo do programa Alfabetiza Juntos SP. “Estamos trabalhando para garantir que 90% das crianças do 2º ano estejam alfabetizadas até 2026. Os avanços já são visíveis, com um crescimento de 57% no número de alunos que sabem ler adequadamente, passando de 48% de leitores no início de 2024 para 77% no fim do mesmo ano”, afirmou.
De acordo com Karina Gomes, as conquistas de Presidente Prudente são resultados de muitos esforços, de uma equipe que tem se dedicado e que merece o reconhecimento.
“É com muito orgulho que recebemos essa premiação, que coloca Prudente em um seleto grupo, entre as 72 cidades reconhecidas pelo bom desempenho para a alfabetização na idade certa. Podemos confirmar que nossos alunos estão sendo alfabetizados e que nossos profissionais têm se dedicado para que isso aconteça. Parabéns à toda equipe”, declarou a secretária.