Representante do Governo Federal visita Prudente e anuncia auxílio de emergência relacionada a queimadas

O Secretário Executivo do Conselho da Federação, Rafael Bruxelas Parra, que integra o Ministério das Relações Institucionais, esteve em Presidente Prudente nesta quinta-feira (26/09), como representante do Governo Federal, para anunciar o auxílio da União a municípios que decretarem situação de emergência relacionada às queimadas, sem a necessidade de intermédio pelo Estado.

No gabinete do Paço Municipal ‘Florivaldo Leal’, Parra foi recebido pelo chefe de gabinete, Geraldo Gomes, e pelos secretários Municipais de Saúde (Sesau), Breno Erbella Casari, de Meio Ambiente (Semea), Bill Paschoalotto, e de Mobilidade Urbana (Semob), Cezar Gardim. Também participaram do encontro o presidente do Seaac (Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio e em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Empresas de Serviços Contábeis de Presidente Prudente e Região), Paulo de Oliveira, e Celso Bondarenko.

De acordo com o secretário Executivo do Conselho da Federação, nos últimos dias, tem realizado visitas aos municípios de São Paulo, como São José do Rio Preto e Araçatuba, para o aconselhamento de temas comuns entre eles e para demonstrar apoio neste período de emergência climática, com soluções rápidas e sem burocracias.

Apoio:


“O Governo Federal tem se demonstrado muito preocupado e atuante para resolver as situações que envolvem os fenômenos climáticos, com ações emergentes e urgentes, além de planejamentos para médio e longo prazo, já que as emergências climáticas são uma realidade. Temos vivenciado aqui no país inundações, queimadas e ondas de calor extremo, que precisam de estratégias”, comentou.

Ainda segundo o secretário executivo, qualquer município do Brasil, desde que tenha decretado a situação de emergência, pode solicitar o auxílio da União, como recursos para a Defesa Civil, ajuda humana, brigada, veículos, cestas-básicas, ração animal, equipamentos, dentre outros itens, apresentado por meio de um plano, conforme a necessidade de cada um, que será analisado em 48 horas.

Breno Erbella Casari, secretário Municipal de Saúde, comentou sobre as consequências ocasionadas em Prudente por conta das queimadas nas últimas semanas, quando os atendimentos a sintomáticos respiratórios nas unidades de saúde subiram de 470 para 700, aproximadamente, principalmente em pacientes que já possuíam uma pré-disposição, como asmáticos e pessoas com bronquite.

O chefe de gabinete, Geraldo Gomes, representando a administração municipal agradeceu a visita de Rafael Parra e o apoio oferecido pelo Governo Federal a Prudente, nessa em outras demandas, como na construção do IFSP, que deve ser finalizado ainda em 2024, e na conclusão das duas escolas do João Domingos Netto, entregues em 2023 e 2024.

COMENTÁRIOS